Inglaterra

Uma fórmula maluca definiu o Stoke City como o time mais eficiente das grandes ligas europeias

O Observatório do Futebol do CIES (Centro Internacional para Estudos do Esporte) chegou a uma fórmula meio maluca para concluir que o Stoke City é o time mais eficiente das cinco grandes ligas europeias. Porque, de acordo com o estudo, o clube de Mark Hughes deveria conquistar 0.72 pontos por partida da Premier League e conquistou 1.50.

LEIA MAIS: Goleiros de Stoke e Arsenal mantiveram o zero no placar com ótimas defesas

Como funciona a fórmula do Observatório? Os analistas chegam a dois coeficientes: o de “controle” da partida, avaliando o número de passes e os locais onde eles são trocados pelos times; e o de “perigo”, que leva em consideração o número e a qualidade dos chutes executados e cedidos ao adversário. Pegando os dois coeficientes e fazendo uma média, chega-se ao indicador de “domínio” de cada time, que determinar o número de pontos que ele deveria ganhar por partida.

A partir disso, compara-se os dois números, e pela diferença entre eles, descobre-se quais equipes souberam aproveitar melhor o controle da partida para fazer pontos de verdade e quais desperdiçaram as oportunidades.

Um exemplo da Inglaterra: o Chelsea, que briga para não cair, deveria levar 1.47 pontos por partida, o que o deixaria em oitavo lugar, com 32 pontos. Mas o time de Mourinho e Hiddink é um dos mais afeitos ao desperdício.

Por outro lado, o Manchester United é o quinto mais eficiente da lista e deveria ter apenas 25 pontos (exatamente o número de pontos que o Chelsea de fato tem), está na briga pela Champions League, com 37, em quinto lugar.

Porque no final das contas um drible bem dado ou uma defesa mágica do goleiro derrubam qualquer estatística.

Os times mais eficientes:

mais eficientes

E os menos eficientes:

menos eficientes

E a lista completa aqui.

 

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo