Inglaterra

Um cruzamento, uma substituição e Arsenal arranca empate do Tottenham

Jogar no Emirates é sempre um problema para o Tottenham no clássico do norte. O Arsenal costuma levar vantagem, mas não levava neste domingo. O time do técnico Mauricio Pochettino fazia ótima partida, vencia por 1 a 0 e tinha chance de ampliar. Até que Arsène Wenger fez uma substituição que deu certo, Özil acertou um belo cruzamento, o Arsenal empatou e o jogo mudou completamente. O empate por 1 a 1 acabou com os Gunners pressionando no final do jogo, perseguindo o gol da vitória para ser líder. Não conseguiu. Mesmo assim, mostrou personalidade em um jogo que estava muito complicado.

LEIA TAMBÉM: O golaço de Neymar pelo Barcelona contra o Villarreal é das coisas mais incríveis que ele já fez

O primeiro tempo era equilibrado, mas os Spurs chegavam bem ao ataque. Tanto que chutaram bastante a gol durante a partida e criaram perigo. Na verdade, foi melhor que o rival na etapa inicial, ainda que não tenha sido dominante na partida.

O gol de Harry Kane veio em uma falha defensiva do Arsenal. Danny Rose tinha a bola, o zagueiro Laurent Koscielny deu um passo à frente na linha de marcação com a intenção de deixar Kane impedido. Não deixou, e o lançamento foi às suas costas. O atacante do Tottenham recebeu, dominou e tocou na saída do goleiro Petr Cech.

O Arsenal não conseguia trabalhar a bola como gosta, nem entrar na área tocando. O time tinha dificuldades e até começou a usar cruzamentos no início do segundo tempo. O Tottenham era perigoso e Eriksen chegou perto de ampliar o marcador para 2 a 0, o que não seria nenhum absurdo pelo futebol que os dois times jogavam até ali. O time de Wenger passou a chutar mais, entre cruzamentos e bolas de fora da área. Mas os cruzamentos foram, de fato, a melhor arma no jogo.

Veio então a intervenção de Wenger no jogo. Ele tirou o atacante Joel Campbell para colocar o lateral Kieran Gibbs. Não parecia fazer muito sentido, mas o jogador ficou na ponta esquerda, na mesma posição que o costarriquenho jogava. E foi logo no seu primeiro lance que ele acabou sendo decisivo no jogo. O meia Mesut Özil fez o cruzamento para a área, o centroavante Olivier Giroud não conseguiu alcançar, mas Gibbs bateu de primeira e venceu o goleiro Lloris. Era uma bola defensável, mas o francês acabou aceitando. Eram 32 minutos do segundo tempo.

Depois do gol de empate, o Arsenal partiu para uma pressão grande. Sem muita organização, é verdade, mas o time se jogou para cima, cruzou bolas na área e ameaçou. Quase conseguiu sair com a vitória, em um dos muitos cruzamentos que tentou. Giroud, ali dentro da área, foi perigoso com a sua presença de área.

Apesar de empatar em casa, o Arsenal pode sair satisfeito por ter se recuperado em uma situação difícil. Özil chegou ao seu 10º passe para gol, uma marca importante, ainda mais considerando que estamos antes da metade da temporada. Seus passes são essenciais para o Arsenal continuar brigando na ponta. O empate manteve o time empatado com o Manchester City na liderança da Premier League, com 26 pontos. Leicester, com 25, segue em terceiro, enquanto o Manchester United é o quarto com 24. O Tottenham tem 21 pontos, em quinto lugar.

Veja os gols:

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo