Inglaterra

‘Esquecido’ da Inglaterra vai de herói a vilão em empate com Uruguai

Ben White marcou seu primeiro gol depois de voltar à seleção após quatro anos, mas cometeu pênalti que gerou empate uruguaio

A Inglaterra empatou com o Uruguai nesta sexta-feira (27), em Wembley, por 1 a 1. A partida amistosa serviu para Thomas Tuchel fazer ainda mais testes em sua lista de 35 nomes convocados para a atual Data Fifa.

O treinador alemão não teve medo de observar as novidades: levou a campo um time completamente reserva, além de promover a titularidade de estreantes como James Trafford e James Garner, além de Harry Maguire, que voltou ao time depois de meses sem convocação.

Inglaterra trava no jogo ‘feio’ do Uruguai

O jogo muitas vezes monótono da seleção inglesa pode ter vindo de alguns fatores. O time inteiro reserva e com estreantes pode ser um deles, mas a estratégia do Uruguai tende a ser o principal motivo.

A equipe de Marcelo Bielsa, antes conhecido por montar times intensos, pressionantes e até “malucos”, foi o completo oposto desse estereótipo do treinador.

Os 63% de posse de bola inglesa no primeiro tempo foram reflexo da qualidade para dominar um jogo cadenciado, mas principalmente de um Uruguai que defendia majoritariamente em bloco baixo e não pressionava em quase nenhum instante.

Ben White marcou pela Inglaterra
Ben White marcou pela Inglaterra (Foto: IMAGO / Pro Sports Images)

Em 4-4-2 defensivo, os uruguaios deixavam os zagueiros ingleses conduzirem até a intermediária. Em muitos momentos, mais preocupados em fechar opções de passe entrelinhas, deixavam Maguire e Fikayo conduzirem até perto da intermediária. No fim, foi uma estratégia de sucesso: a Inglaterra não conseguiu entrar na área de forma limpa.

No entanto, também transformou o jogo em uma partida de um time só, mas que não foi necessariamente agradável de se ver, principalmente no primeiro tempo. As melhores chances vieram pelas pontas, especialmente com Marcus Rashford em jogadas individuais no corredor.

Para além de um jogo truncado, foi também muito faltoso. Joaquin Piquerez saiu lesionado antes dos 20 minutos, assim como Noni Madueke aos 38 do primeiro tempo. Foram diversas faltas duras e até mesmo uma polêmica reclamação de expulsão de Ronald Araújo após entrada forte em Phil Foden.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e fique por dentro do melhor conteúdo de futebol!

Um conteúdo especial escolhido a dedo para você!

Aoa se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Estratégia de Tuchel dá certo com reserva do Arsenal

O jogo seguiu a mesma toada monótona da primeira etapa no segundo tempo, com o “agravante” das várias mexidas de Tuchel. Jarrod Bowen entrou ainda no primeiro tempo no lugar do lesionado Madueke. Depois, ainda saíram Henderson, Foden, Dominic Solanke, Rashford, Garner, Spence e Tomori.

Como padrão com Tuchel, os ingleses construíam de forma alternada a depender da pressão adversária. Nos raros momentos em que o Uruguai subia um pouco a pressão, a Inglaterra construía em 3-2, com Jordan Henderson recuando ou Tino Livramento se mantendo a partir da direita, enquanto Djed Spence subia.

Quando isso acontecia, Garner geralmente recebia apoio de Foden descendo ao seu lado. No entanto, a maior parte do tempo se deu com uma saída mais alta, em 2-1-3, praticamente já em segunda fase de construção. Henderson ficava à frente dos zagueiros com Garner e Foden mais à frente nos meio-espaços.

Na esquerda, Rashford geralmente descia no meio-espaço para atrair um marcador e deixava Spence com a linha lateral, como um ponta, mas ambos alternavam. No fim, o gol só foi sair mesmo de bola parada.

Depois de Tuchel exaltar as tendências da Premier League de transições e bolas paradas, o gol veio com Ben White, defensor de um Arsenal tanto criticado por fazer muitos gols de faltas e escanteios, em um canto cobrado por Cole Palmer.

Curiosamente, White voltou a ser chamado após lesão de Jarell Quansah e rendeu polêmicas por Trent Alexander-Arnold não ser convocado em seu lugar. O lateral do Arsenal, reserva absoluto na temporada, voltou à seleção depois de quatro anos após abandonar a delegação na Copa do Mundo de 2022 alegando problemas pessoais.

No entanto, White foi de herói a vilão rapidamente: depois de marcar aos 81 minutos, fez o pênalti que Federico Valverde converteu aos acréscimos no fim do jogo para acabar o confronto em 1 a 1.

A Inglaterra ainda enfrentará o Japão nesta Data Fifa, na próxima terça-feira (31), às 15h45 no horário de Brasília, em jogo que deve contar com o retorno dos titulares convocados por Tuchel.

Foto de Guilherme Ramos

Guilherme RamosRedator

Jornalista pela UNESP. Vencedor do prêmio ACEESP de melhor matéria escrita de 2025. Escreveu um livro sobre tática no futebol e, na Trivela, escreve sobre futebol nacional, internacional e de seleções.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo