Ten Hag elogia Weghorst, apesar da falta de gols: “Faz os outros jogarem melhor”
O técnico do Manchester United elogiou outros aspectos do jogo do centroavante, quebrando um galho em Old Trafford até o fim da temporada

O Manchester United muito provavelmente dará prioridade a um centroavante na próxima janela de transferências, mas, por enquanto, está se virando com Wout Weghorst, um homem muito alto de 30 anos que foi contratado por empréstimo até o fim da temporada e fez apenas um gol em seis partidas pelos Red Devils. Apesar de não estar com a eficiência que se espera do principal atacante de um clube tão grande, o holandês foi elogiado pelo técnico Erik ten Hag pelo resto que oferece à equipe.
Weghorst ficou famoso pelos dois gols, incluindo aquele em cobrança de falta ensaiada, que levou as quartas de final da Copa do Mundo entre Holanda e Argentina à prorrogação. Um atacante competente por AZ Alkmaar e Wolfsburg, nos quais registrou média próxima de um gol a cada dois jogos, chegou à Inglaterra pelo Burnley em janeiro do ano passado. Após o rebaixamento, foi emprestado ao Besiktas e repassado emergencialmente ao Manchester United no começo da janela de inverno.
O United precisava de mais um corpo para o ataque, após rescindir com Cristiano Ronaldo, e porque Anthony Martial, embora contribua quando entra em campo, não consegue entrar muito em campo. Fez apenas 14 jogos até agora (com seis gols). A passagem de Weghorst por Old Trafford não deve ser muito mais do que passageira, com especulações de propostas polpudas por nomes como Harry Kane e Victor Osimhen ganhando espaço na imprensa europeia nos últimos dias.
Ten Hag destacou o impacto coletivo de Weghorst, um jogador inteligente, que sabe pressionar e, claro, tem presença de área, e disse que seu time também tem que aprender a ler seus movimentos melhor. “Ele é quem faz os jogadores ao redor dele jogarem melhor. Como time, temos que trabalhar melhor para antecipar seus movimentos porque seus movimentos são bons, várias vezes ele passou perto. Ele teve muitas boas ações e já teve boas contribuições aos nossos resultados”, disse.
Weghorst enfrentou o Crystal Palace, duas vezes, e o Arsenal pela Premier League. Também encarou o Reading, pela Copa da Inglaterra, e disputou as duas pernas da semifinal da Copa da Liga Inglesa contra o Nottingham Forest. Seu único gol até agora saiu no jogo de ida. “Ele marcará, mas enquanto isso, faça as outras coisas, faça bem. É sobre não marcar individualmente, mas marcar como time e o time tem que vencer. Ele está fazendo um trabalho muito bom neste momento em vários aspectos do futebol”, acrescentou.
Provavelmente com Weghorst, o Manchester United enfrentará o Leeds, que acabou de demitir Jesse Marsch e ainda está sem técnico, duas vezes seguidas pelo Campeonato Inglês, nesta quarta-feira em Old Trafford, e no próximo domingo em Ellan Road.