Tragédia consumada: City empata com Real e é eliminado
O desastre já estava prenunciado. O Manchester City recebeu o Real Madrid precisando de uma vitória para manter vivas suas chances na Liga dos Campeões. Porém, bastaram dez minutos para que a esperança se esvaísse. Os Citizens ainda buscariam o empate por 1 a 1 no Etihad Stadium, insuficiente para evitar o vexame. Com oito pontos, os merengues se classificam no segundo lugar do Grupo D. Já o City é o lanterna, com três, podendo ir ainda à Liga Europa.
Roberto Mancini surpreendeu já na escalação inicial, tanto pelo sistema 3-5-2 quanto pela utilização de Edin Dzeko no comando de ataque. Já José Mourinho manteve a base do Real, com Luka Modric na armação. E o entrosamento dos merengues acabou destoando diante da desorganização dos Citizens.
Os espanhóis tinham muita liberdade para se infiltrar na defesa do City e saíram em vantagem logo aos dez minutos, com Karim Benzema. A sorte dos ingleses poderia ser ainda pior, não fossem os gols perdidos pelos adversários. Kolarov tirou chute por cobertura de Cristiano Ronaldo em cima da linha, enquanto Joe Hart precisou salvar no mano a mano duas vezes.
O Manchester City se encontrou no jogo apenas a partir dos 20 minutos, quando os alas passaram a se aproximar mais dos meio-campistas para trabalhar a bola. Porém, a equipe deu trabalho para Iker Casillas apenas uma vez, em chute de Sergio Agüero. E, com a marcação adiantada, dava as costas para perigosos contra-ataques do Real.
Mancini mudou a postura dos Citizens para a segunda etapa e obteve resultado. De volta ao 4-4-2, com a entrada de Javi García, a equipe era bem mais efetiva, especialmente com David Silva e Agüero. Pouco depois, foi a vez de Tevez entrar, potencializando ainda mais o ataque. Contudo, faltava aos ingleses acertar a conclusão. Aos 19, Agüero finalizou na pequena área, para defesa espetacular de Casillas.
O empate do City só viria em um erro do árbitro Gianluca Rocchi, que anotou pênalti inexistente em Agüero e ainda expulsou Álvaro Arbeloa, com o segundo cartão amarelo. O lance obrigou Mourinho tirar Benzema para a entrada do zagueiro Raphael Varane. Postados na defesa e visando, os contragolpes, os merengues suportaram os últimos suspiros dos Citizens, confirmando a tragédia.
Formações iniciais
Destaque do jogo
A dupla de volantes do Real Madrid. Sami Khedira foi um dos jogadores mais ativos durante o primeiro tempo, aproveitando as brechas do City para avançar. Já na volta do intervalo, o alemão ajudou a trancar a entrada da área com Xabi Alonso, autor de seis desarmes, evitando a pressão dos anfitriões.
Momento-chave
A escalação de Roberto Mancini. A opção do time com três zagueiros foi determinante para os rumos da partida. A linha defensiva com cinco homens não deu proteção alguma durante os primeiros vinte minutos, com os jogadores errando o posicionamento repetidamente. Além disso, o meio de campo inexistia. Não por menos, o técnico mudou o esquema tático na volta do intervalo.
Os gols
10’/1T – GOL DO REAL MADRID! Di María recebe pelo lado direito e cruza em direção à segunda trave. Livre de marcação, Benzema passa pelas costas de Maicon e completa para as redes.
28’/2T – GOL DO MANCHESTER CITY! Agüero cai na área e o juiz marca pênalti. Na cobrança, o argentino mandou rasteiro, em seu lado direito, canto oposto ao qual pulou Casillas.
Curiosidade
O Real Madrid marcou ao menos um gol nas últimas 15 partidas fora de casa na Liga dos Campeões, novo recorde da competição. As melhores marcas anteriores eram de Bayern Munique e Barcelona, ambos com 14 jogos em sequência.






