Southgate: “Estou tão orgulhoso do que os jogadores fizeram, não apenas nesse jogo, mas no torneio inteiro”
O técnico da Inglaterra afirmou que tirará um tempo para pensar se deseja continuar no cargo que ocupa desde 2016

A Inglaterra foi eliminada da Copa do Mundo no último sábado, apesar de ter feito uma grande atuação contra a campeã do mundo França. Buscou o empate e teve um outro pênalti para forçar a prorrogação, desperdiçado por Harry Kane. No geral, uma apresentação que deixou o técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate, orgulhoso, não apenas pelo jogo, mas por toda a participação no Catar.
“Estou tão orgulhoso do que os jogadores fizeram. Eu acho que time deu um passo à frente de verdade em todas as áreas. Todos conseguem ver que o time progrediu ao longo do torneio. Eu acho que as atuações foram de um nível muito bom, incluindo contra um dos melhores times do mundo, a França. Mostramos o quão próximos estamos daquele nível, que temos alguns jovens que se anunciaram em um palco global e um espírito que esperamos que nos leve adiante”, disse.
Southgate está no comando da Inglaterra desde 2016 e disputou três grandes competições, desde a Copa do Mundo da Rússia. Afirmou que tomará um pouco de tempo para pensar se quiser continuar à frente da seleção que chegou a uma semifinal e uma quartas de final de Mundial e uma decisão de Eurocopa sob o seu comando.
“Eu apenas disse aos jogadores que não acho que eles poderiam ter feito mais. Eu achei que jogaram bem contra um time de primeira linha, mas as margens são pequenas. Eu acho que a maneira como este grupo progrediu ao longo do torneio foi fantástica. Estávamos aqui para tentar vencer o torneio, achávamos que poderíamos, com essa atuação contra a campeã do mundo, poderíamos ter feito isso”, afirmou.
Marcado pelo pênalti perdido contra a Alemanha na semifinal da Eurocopa de 1996, em casa, Southgate sabe o que está passando pela cabeça de Harry Kane e ofereceu algumas palavras de apoio. “Nós vencemos e perdemos como um time. Perdemos algumas chances. Ele é tão confiável nessas situações. Ele está muito, muito triste, mas ele não tem que se bater. Estamos na posição em que estamos como time por causa de sua liderança, seus gols, ao longo de um período. Esta noite (sábado) foi resultado de 100 minutos de futebol”, encerrou.