Inglaterra

Ser o melhor no Chelsea não é questão de valor de mercado

Quando a contratação mais cara do seu time na temporada aponta um colega como o melhor jogador da equipe, talvez os papéis tenham sido invertidos no protagonismo do elenco comandado por Rafa Benítez.

Comprado na  janela de transferências de agosto de 2012 por €40 milhões, Eden Hazard deu uma declaração interessante nesta quinta-feira, antes do duelo do Chelsea contra o Basel pela semifinal da Liga Europa. De acordo com o belga, em entrevista ao site oficial dos Blues, o melhor atleta da equipe atualmente é Juan Mata, que chegou em 2011 pelo valor de €26 milhões.

A fala de Hazard por si não é nada além de um elogio ao nome que vem sendo destaque dos londrinos na temporada que sucede a maior glória do Chelsea, o título da Liga dos Campeões. Mata não veste a camisa 10 à toa. Eficiente e decisivo, o espanhol comanda o setor de meio campo e ainda sabe chegar bem no ataque para concluir se for preciso.

E por essa razão, além do comentário de Hazard, resolvemos fazer uma comparação rápida entre os dois. Quem foi mais importante para o Chelsea nesta temporada? Analisamos os jogos, gols, assistências, além da melhor atuação de cada um. Posto isso, é justo que se diga que sim, o belga está certo.

HAZARD X MATA

Titularidade absoluta, mas e o número de gols?

A diferença de partidas dos dois não é tão grande. Hazard esteve mais presente, em 59 compromissos, contra 54 de Mata. Entretanto, nem isso ajudou o novato a superar o companheiro. São 18 gols do espanhol e 15 do belga. Mas calma, ainda não dá para cravar que Juan é de fato mais importante do que o colega.

Não raro nessa temporada, vimos Mata aparecer como elemento surpresa na área oponente. Hazard fica mais limitado ao trabalho pelos lados, abrindo espaço na defesa ou roubando a bola para fazer um cruzamento da linha de fundo.

Assistências e jogos-chave

O tira teima ideal para chegarmos a um consenso nesse duelo são as assistências. Visto que a posição deles é no meio campo e não no ataque, é justo que se leve em conta as ocasiões em que os dois deixaram companheiros em condição de marcar gols. Nesse quesito, mais uma vitória de Mata, e com uma margem considerável.

Mata deu 31 passes para gol, enquanto Hazard deu 22, um contraste grande entre os principais astros da meia cancha do Chelsea. O principal jogo por parte do espanhol foi diante do Tottenham, na Premier League, onde fez dois gols e uma assistência. Hazard brilhou mesmo contra o West Ham, também pela Premier League, nas primeiras rodadas do campeonato. Neste jogo, deu seu cartão de visitas e marcou uma vez, além de dar um passe para gol.

Agora sim, Hazard, podemos te dar razão. E olha só, o custo-benefício do Mata é melhor que o seu, no alto dos assombrosos 40 milhões de dinheiros…

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo