Inglaterra

Movimento da seleção inglesa por técnico alemão impacta planos do Manchester United

Derrota para Grécia gerou críticas e reacendeu a busca da Inglaterra por um novo treinador

A inesperada derrota para Grécia, sofrida na última quinta-feira (10), parece ter abalado as estruturas da seleção inglesa. E Lee Carsley, técnico interino, pode estar com os dias contados à frente dos Três Leões.

Segundo Christian Falk, jornalista do BILD, Thomas Tuchel é o nome forte para assumir o English Team.

O treinador alemão, inclusive, já negocia com a alta cúpula inglesa e estaria animado com a possibilidade de, pela primeira vez na carreira, assumir uma seleção. 

Em virtude do bom início, com duas vitórias consecutivas na Liga das Nações, Carsley vinha sendo cotado como favorito para assumir de maneira permanente o cargo de treinador da Inglaterra. As chances, porém, diminuíram após o resultado negativo contra a Grécia, em Wembley.

A ideia da Federação de Futebol Inglesa (FA) é bater o martelo sobre o futuro do comando técnico da seleção apenas em 2025. E de acordo o TBR Football, os resultados em campo não mudarão isso.

A conferir, no entanto, se os diretores ‘terão peito' para sustentar a pressão da torcida, que anseia por mudanças urgentes diante do acúmulo de fracassos. Vale lembrar que Tuchel está livre no mercado desde que deixou o comando do Bayern de Munique, no final da temporada 2023/2024.

Lee Carsley, técnico interino da seleção inglesa
Lee Carsley, técnico interino da seleção inglesa (Foto: IMAGO Images)

Tuchel também em pauta no Manchester United

Não é só a seleção inglesa que tem Thomas Tuchel em alta conta. O mesmo acontece no Manchester United, que vê Erik Ten Hag cada vez mais pressionado no cargo de técnico.

Ainda segundo Christian Talk, se Ten Hag for demitido pela diretoria dos Red Devils, Tuchel será um dos principais candidatos para substituí-lo.

O alemão está ciente do apreço dos dirigentes e, assim como na seleção, vê com bons olhos assumir o comando de um dos maiores clubes da Inglaterra.

Com oito pontos conquistados em sete rodadas, o United amarga a 14ª colocação da Premier League. Na Liga Europa, a equipe de Manchester também não vai bem: são dois empates nas duas primeiras rodadas.

Erik Ten Hag está na corda bamba do Manchester United
Erik Ten Hag está na corda bamba do Manchester United (Foto: IMAGO Images)

Carreira de Thomas Tuchel

Ex-zagueiro, Thomas Tuchel iniciou a carreira de treinador no Maiz 05, em 2009. O bom trabalho à frente do modesto clube alemão o levou para um dos gigantes do país: o Borussia Dortmund.

De 2015 a 2017 no comando da equipe aurinegra, Tuchel viveu mais altos do que baixos. O saldo em Dortmund foi positivo, com boas campanhas na Bundesliga e o título da Copa da Alemanha 2016/2017.

Próxima parada: Paris. Encarregado de dirigir o ambicioso e confuso projeto do PSG, o técnico alemão obteve sucesso e empilhou muitos títulos, mas nenhum deles foi a Champions League — grande obsessão do time parisiense.

Em janeiro de 2021, Tuchel assumiu o Chelsea, clube no qual conquistou o principal troféu de sua carreira: a Champions League 2020/2021. Além da orelhuda, o alemão levou os Blues ao título da Supercopa da Uefa e do Mundial de Clubes.

No Bayern de Munique, ele não conseguiu repetir o sucesso que teve no Chelsea. Apesar do título da Bundesliga 2022/2023, o clube bávaro não decolou sob seu comando. Derrotas em excesso e atuações decepcionantes minaram o trabalho de Tuchel.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo