Sara na Inglaterra? A possível volta, que também pode envolver outros brasileiros
Ex-meia do São Paulo não negocia com o Manchester City neste momento, mas teve consulta de outro clube

Gabriel Sara foi revelado pelo São Paulo e se destacou no futebol brasileiro antes de se transferir para o Norwich, em 2022. As boas atuações na Inglaterra o levaram, dois anos depois, ao Galatasaray. Agora, seu nome tem sido ligado de volta a gigantes ingleses, principalmente o Manchester City.
Veículos europeus indicaram que Sara se tornou alvo do time de Pep Guardiola para a próxima janela de transferências. No Brasil, o “UOL” indicou que houve uma sondagem com o staff do jogador.
Conforme apurado pela Trivela, o City ainda não teve contato direto com os representantes de Gabriel Sara para tirá-lo do Galatasaray, mas o entorno do jogador já recebeu consultas de outro clube sobre um possível retorno à Inglaterra e existem condições para a sua transferência.
Só Big-Six tiraria Sara da Turquia

O Galatasaray desembolsou 18 milhões de euros (aproximadamente R$ 115 milhões na cotação atual) para contratar o meia do Norwich no início da atual temporada. Mas tirar o brasileiro da Turquia exigiria muito mais do que isso.
Sara tem contrato com o gigante turco até 2029 e tem um dos principais salários da equipe — apesar dos valores oficiais não serem revelados. E esse é um dos principais entraves para tirá-lo do Galatasaray, segundo a apuração da Trivela.
A reportagem ouviu de fontes próximas ao jogador que, na Premier League, apenas os gigantes do Big-Six poderiam pagar o salário que o brasileiro recebe atualmente. Clubes “médios” do país já não teriam condições de dar um contrato semelhante ao jogador.
Apesar do Manchester City ser um destes clubes que teria condições de igualar ou superar o salário de Sara na Turquia, não há contato entre as partes para uma transferência neste momento.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Para além de City e Sara: o contato que existiu também incluiu outros brasileiros
Se o City não conversou com o meia, houve outra equipe que entrou em contato. Segundo apurado pela Trivela, um clube, que não foi revelado, fez contato com o entorno do jogador para consultar as condições de negócio pelo ex-São Paulo.
First starting XI appearance for Gabriel Sara ⌛️ 🟡🔴#KNYvGS pic.twitter.com/OTJHis7d9N
— Galatasaray EN (@Galatasaray) August 16, 2024
Esse contato foi apenas inicial e acabou sem avançar para negociações maiores. A reportagem ouviu que a conversa teve somente teor de consulta.
Durante essa fase do processo, as partes debatem sobre as condições de transferência do atleta. Ou seja, é quando o clube interessado, entre outras coisas, quer saber:
- Quanto o jogador está ganhando atualmente;
- Quanto seria necessário pagar ao clube atual deste atleta para completar a transferência;
- O possível interesse do jogador em sair do seu clube atual.

A reportagem apurou que, além de Sara, os volantes João Gomes e André, ambos do Wolverhampton, também foram alvo deste mesmo clube, que também consultou as condições de saída da dupla.
Assim como o ex-são-paulino, André também chegou ao Wolverhampton no início da atual temporada e assinou um contrato de cinco anos, que o liga ao clube inglês até 2029.
João Gomes, por sua vez, chegou aos Wolves em janeiro de 2023 e renovou seu contrato recentemente. Agora, seu vínculo vai até 2030, com opção de extensão por mais um ano.
Antes de sua renovação com o clube, a reportagem apurou que as condições para a venda do ex-volante do Flamengo já estavam definidas: os Wolves não negociariam João Gomes por menos de 60 milhões de euros (aproximadamente R$ 385 milhões, na cotação atual).
Agora, no entanto, com a chance de perder Matheus Cunha, alguns cenários podem mudar internamente no clube. João foi colocado como alvo de Liverpool e Manchester United recentemente. Apesar da boa relação do staff do brasileiro com o Liverpool, não houve contato para uma transferência na última janela.
Por outro lado, a Trivela apurou que o valor de venda do volante já não é mais definido: a reportagem ouviu que o Wolverhampton estaria disposto a vender o volante caso receba uma proposta boa.