Ásia/OceaniaEuropaInglaterraMundoPremier League

Roteiro: Fish and chips na Premier League

Os últimos dias do ano normalmente não são marcados por futebol no Brasil. Mas no Reino Unido, é comum ter muitos jogos nesta época do ano. Depois do Boxing Day, no dia 26 de dezembro, o Campeonato Inglês terá rodada completa no fim de semana, dias 29 e 30 de dezembro. E logo no primeiro dia do ano, dia 1º de janeiro, já é iniciada uma nova rodada da Premier League, com mais jogos. Aqui, mostramos os jogos da rodada do fim de semana – a última do ano.

Se a tradição britânica é ter jogos nesta época, as ligas das nações britânicas estarão ativas, como o Campeonato Galês e Escocês, com o tradicional Rangers entrando em campo na não tão tradicional quarta divisão do país. Tem também futebol no Japão, onde essa época também é época de jogos. É tempo de Copa do Imperador, a última competição da temporada, que acaba justamente no dia 1º de janeiro, algo já tradicional no país. Então, aproveite o roteiro!

O jogão

Everton x Chelsea
Domingo, 11h30

Dois times com uma boa campanha no Campeonato Inglês se encontram no domingo. O Chelsea se recuperou da perda do Mundial com uma goleada por 8 a 0 e uma vitória por 1 a 0 sobre o Norwich na rodada passada. Com 35 pontos, o time é terceiro colocado, enquanto o Everton, que vem impressionando com grandes partidas, é o quinto com 33. O Chelsea embalou três vitórias seguidas, enquanto o Everton tem duas vitórias seguidas. Um jogo que vale a pena assistir.

Fique de olho

Manchester United x West Bromwich
Sábado, 13h00

O líder do Campeonato Inglês sofreu na última partida contra o Newcastle e já tinha perdido pontos contra o Swansea. Ainda assim, é um dos times mais fortes da Inglaterra, mas terá que lidar com a ausência de Wayne Rooney, com uma lesão no joelho. Já o West Brom vem em uma campanha surpreendente e ocupa o sexto lugar na tabela, com 33 pontos – a mesma pontuação de Everton e Tottenham, que estão nas duas posições acima.

O clássico

Gamba Osaka x Kashima Antlers
Domingo, 2h00

O duelo é pela semifinal da Copa do Imperador, competição que tradicionalmente tem a final disputada no primeiro dia do ano, 1º de janeiro. Os dois times estão em cidades separadas por poucos quilômetros. O Kashima Antlers é um dos times mais conhecidos no Brasil por ter tido Zico como um dos seus primeiros ídolos.

Vale uma zapeada
Confira a programação de TV 

Norwich x Manchester City
Sábado, 13h00

O Manchester City segue na perseguição ao líder United. A diferença está em sete pontos e o adversário do City não é dos mais fortes. Em 11º na classificação, o Norwich faz uma boa campanha, mas segurar o forte City será uma tarefa muito complicada. Jogando ao mesmo tempo que o United, o time de Roberto Mancini sabe que o time não pode perder pontos nessa disputa.

O reencontro

Queen’s Park x Rangers
Sábado, 10h45

Por que alguém prestaria atenção em um jogo da quarta divisão da Escócia? Bom, esta é uma pergunta que você já entendeu só lendo o nome dos times. Queen’s Park soa familiar, não? O Rangers certamente você conhece. É aquele mesmo, os Gers, um dos times mais tradicionais da Escócia que só está afundado na quarta divisão porque faliu. Mas o Queen’s Park também é conhecido.

O Queen’s Park Football Club é de 1867, o que o torna o mais antigo clube de futebol da Escócia. Isto por si já é curioso, mas vai além. O time é de Glasgow, capital da Escócia e mesma cidade do Rangers. Joga no estádio Hampden Park. Soou familiar? Você provavelmente ouviu esse nome pela última vez na Olimpíada de Londres e tem capacidade para 52.500 pessoas. É também a casa da seleção escocesa.

O time tem um lema: “Ludere Causa Ludendi”, ou “jogar pela causa de jogar”. O time é amador, mas teve um período curto de dominância no início do futebol escocês. Desde então, vive nas divisões menores. Fará o dérbi de Glasgow contra o Rangers e talvez lote o estádio Hampden Park. No primeiro jogo entre os dois nesta temporada, o Rangers venceu por 2 a 0.

O cara

Demba Ba
Arsenal x Newcastle
Sábado, 15h30

O atacante vem sendo alvo de especulações de que iria defender os Gunners a partir da próxima janela de transferências, que abre em janeiro. É o principal artilheiro do Newcastle, com 11 gols no campeonato, dois atrás dos artilheiros da liga, Michu, do Swansea, e Robin van Persie, do Manchester United.

O Arsenal vem de três vitórias consecutivas na Premier League e tentará, contra o Newcastle, a sua quarta. O time é o sétimo colocado e precisa de mais pontos para voltar à zona de classificação para a Liga dos Campeões, algumas posições acima. A disputa deve ser apertada nessa partida.

O brasileiro

Sandro
Sunderland x Tottenham
Sábado, 10h45

O volante brasileito faz uma boa temporada na Inglaterra e tem tudo para começar o jogo neste sábado contra o Sunderland. O Tottenham está na caçada pelos quatro primeiros lugares, que levam à Liga dos Campeões. Atualmente, o time é o quarto colocado, com 33 pontos, mesma pontuação do Everton, quinta, e dois abaixo do Chelsea, com 35.

Considerando que os dois times se enfrentam, alguém perderá pontos, se não ambos, o que torna a vitória contra o Sunderland bastante importante. Só que o time de Martin O’Neil precisa somar pontos. Está em 13º, com 22 pontos, mas a expectativa do time é ir além – até pelo dinheiro que gastaram com o próprio técnico e nomes como Adam Johnson. Pode tornar o jogo interessante.

Passe longe

Bristol City x Peterborough United
Sábado, 13h00

Você é dos que gostam de jogos da segunda divisão inglesa? Bom, talvez você não goste tanto assim desse jogo. O confronto entre o Bristol City, do sul da Inglaterra, e o Peterborough United, do leste do país, é o empolgante duelo entre o 24º colocado (pode chamar de lanterna também) contra o 22º. Juntos, os dois times somam 12 vitórias em 47 jogos. Mas ao menos o Peterborough vem de três vitórias seguidas. Não que isso empolgue muito.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo