Inglaterra

Ralf Rangnick foca na seleção da Áustria e deixa o Manchester United em definitivo

Alemão havia aceitado posto de consultor do clube mancuniano, mas rotina paralela impediu continuidade

A passagem de Ralf Rangnick pelo Manchester United não terminou como esperado por ambas as partes. Contratado como interino após a saída de Ole Gunnar Solskjaer, em 2021, o alemão deixou o clube em definitivo, após ter acordado um papel de consultor nas próximas temporadas. Ralf ficará exclusivamente no comando da seleção da Áustria a partir de junho.

Bem cotado como gênio do planejamento, Rangnick de fato tem mais alinhamento com um papel de diretor de futebol, auxiliando de uma maneira mais externa às rotinas de campo e treinamentos. Ralf participou, de 2012 em diante, do desenvolvimento de duas das equipes da Red Bull na Europa: o Salzburg e o Leipzig, além de coordenar projetos das demais franquias em Nova York e Bragança Paulista. Apesar de ter comandado como treinador o Leipzig entre 2018 e 19, seu papel era muito mais de bastidores do que essencialmente ditando como seria o sistema de jogo da equipe taurina.

Quando o Manchester United demitiu Solskjaer, a ideia era que Michael Carrick fosse o interino e Rangnick fosse um consultor por dois anos, mas a diretoria mudou os planos e colocou o alemão como técnico, até que se chegasse a um consenso acerca do seu sucessor, a partir de 2022-23. Isso só se confirmou na reta final da temporada 2021-22, com resultados decepcionantes e um desempenho bastante abaixo da crítica por parte dos Red Devils. Erik ten Hag, do Ajax, foi o escolhido, o que não significava uma saída integral de Rangnick.

No entanto, neste domingo (29), foi anunciado pelo United que a parceria com Ralf foi encerrada: “Por acordo entre as duas partes, Ralf agora irá focar em seu papel como comandante da seleção da Áustria, não exercendo mais seu cargo de consultoria em Old Trafford. Desejamos muita sorte a Ralf neste próximo capítulo de sua carreira”, diz a nota publicada pelo site oficial dos Red Devils.

Estimado por bons trabalhos à frente de Hoffenheim e Schalke, Rangnick também passou por Stuttgart e Hannover, e tem feito trabalho de gestão ao longo da última década. Fora da estrutura da Red Bull, ele deve conseguir fazer um projeto mais autoral e focado em resultados com a seleção austríaca. A ver quais serão esses frutos, no ciclo de classificação para a próxima Eurocopa, em 2024.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo