Proposta de Arnold, do Liverpool, para comprar clube francês revela lado investidor
Jogador coleciona investimentos fora do futebol e agora pode virar proprietário de um clube aos 25 anos
Nos tempos modernos, tem ficado cada vez mais comum ex-jogadores de futebol optando por seguir no futebol, mas não em cargos ligados diretamente ao campo, e sim como proprietários de clubes.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Mas, ser dono de um clube de futebol, ainda mais um de primeira prateleira, durante a carreira de jogador é novidade. E é o que mira Trent Alexander-Arnold, lateral do Liverpool e da Seleção da Inglaterra.
Segundo o periódico francês L'Equipe, o jogador de 25 anos em tenta adquirir o Nantes, atual quinto colocado na Ligue 1, da frança.
Para tentar comprar o oito vezes campeão francês, Arnold aposta em sua empresa de investimentos fundada em Londres e gerida pelo seu pai para garantir as ações do time.
Ainda outros 40 milhões de euros da negociação (R$ 246 milhões) serão adicionados em potenciais bônus não revelados.
Empresário polonês quer se livrar do Nantes e pode facilitar venda
Desde 2007, o Nantes é um clube de propriedade do empresário polonês Waldemar Kita, que fez a sua fortuna na fabricação de lentes intraoculares para cirurgia de catarata e no tratamento de glaucoma. Na época, pagou apenas 10 milhões de euros.
De lá para cá, tem acumulado decepções esportivas e financeiras com o clube, que não consegue se manter no topo da tabela do Campeonato Francês. Situação que lhe rende a ira de alguns torcedores mais fanáticos do clube.
Além de tudo, o mandatário viu as receitas do clube caírem nos últimos anos com a redução dos diretos de televisão, o que contribuiu para o aumento do déficit operacional do Nantes, que gira entre 25 e 35 milhões de euros nesta temporada.
Todas essas decepções e dificuldades tentaram o empresário a atender uma chamada dos ingleses em meados de julho para tratar da venda. Logo depois, se reuniram em Genebra depois meses depois.
Outro ponto que pode contribuir é o fato de Kita tentar recuperar boa parte do valor investido no clube desde a sua aquisição.
Trent Alexander-Arnold é dono de equipe de F1
Investimento no esporte não é uma novidade para o lateral de 25 anos do Liverpool.
Ao lado de Juan Mata, ex-Chelsea e Manchester United, Travis Kelce e Patrick Mahomes, no Kansas City Chiefs, da NFL, Arnold é um dos investidores da OtroCapital, fundo de investimento que comprou 24% das ações da Alpine, equipe de Fórmula 1.
Além dos jogadores, personalidades do mundo do cinema, como o ator Ryan Raynolds – que também investe no Wrexham AFC, time da terceira divisão da Inglaterra – também estão envolvidas na operação.