Inglaterra

Presidente do Wigan ameaça processar West Ham e liga

O presidente do Wigan, Dave Whelan, admite a possibilidade de processar o West Ham United e a Premier League, depois de o clube londrino escapar de perder pontos por irregularidades nas transferências dos argentinos Javier Mascherano e Carlos Tevez, em agosto do ano passado.

O West Ham foi multado em 5,5 milhões de libras pela liga, mas Whelan – cujo time luta contra o Hammers para fugir do rebaixamento – acredita que a punição não seja suficiente. Mascherano e Tevez chegaram a Upton Park com interferência de uma terceira parte – o grupo de investimentos MSI, do empresário Kia Joorabchian -, o que não é permitido pelas regras da Premier League.

´Foi uma violação muito grave que o West Ham cometeu´, disse o dirigente à BBC. ´Eles violaram a lei, disseram mentiras e deveriam ter sido punidos com a perda de 10 pontos. Se pudermos processar o West Ham ou a Premier League, estou certo de que isso vai acontecer´.

Faltando duas rodadas para o encerramento da temporada, Wigan e West Ham têm 35 pontos, e apenas o saldo de gols separa os dois times. O Wigan é o 17º colocado, fora da zona de rebaixamento, e o West Ham abre o grupo dos três últimos. O Charlton Athletic, com 33, é o penúltimo, e o Watford, já rebaixado, é o lanterna com 24.

Outros times ainda não garantidos matematicamente na Premier League para a próxima temporada são Middlesbrough, com 40 pontos, Sheffield United, com 38, e Fulham, com 36.

´O justo seria o West Ham ocupando uma das duas vagas restantes para o rebaixamento, mas não houve justiça neste caso´, prosseguiu Whelan. ´Se houver alguma ação dos seis últimos colocados, ameaçados pelo descenso, eu apoiaria. Acho que estes times agirão juntos, independente de quem caia, se o West Ham não for um deles´.

´Os presidentes e diretores executivos já conversaram, e dois, talvez três clubes, um deles o Wigan, estão no processo de recorrer ´`a justiça. Se processaremos a liga ou o West Ham? Temos de saber se podemos´, justificou.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo