Premier League

Willian renova compromisso com o Fulham e assina por mais uma temporada

Willian esteve entre os destaques da boa campanha do Fulham e, apesar do interesse do Nottingham Forest, continuará em Craven Cottage

Willian permanecerá na Premier League por mais uma temporada. Nesta segunda-feira, o Fulham anunciou a renovação de contrato do ponta, válido agora até junho de 2024. O brasileiro esteve entre os destaques na boa campanha dos Cottagers na volta à primeira divisão, com cinco gols e seis assistências. No entanto, sua continuidade não estava assegurada diante das propostas de outros clubes, sobretudo do Nottingham Forest. No fim das contas, o veterano seguirá como uma liderança importante no elenco de Marco Silva.

“O clube tem o prazer de confirmar que Willian fechou um novo contrato que o leva de volta ao Fulham. Depois da excelente campanha de estreia em Craven Cottage, o ponta agora assinou contrato até 2024, com opção de renovação por mais 12 meses”, anunciou o Fulham, em sua nota oficial. Os Cottagers tinham a concorrência principal do Nottingham Forest, mas clubes da Arábia Saudita também tentaram atrair o veterano.

Willian comemorou o anúncio: “Estou completamente feliz. Feliz por assinar mais um ano de contrato com o Fulham. Feliz por continuar o trabalho que fiz na temporada passada, com todos os meus companheiros e com todo o clube. Acho que um clube que pode se sair ainda melhor nessa temporada, então estou feliz por continuar essa incrível aventura”.

Como foi a temporada de Willian no Fulham

Existia uma condizente desconfiança sobre o nível de atuação de Willian no Fulham, depois de sua frustrante passagem pelo Arsenal e depois também pelo Corinthians. No entanto, o veterano não demorou a ganhar a confiança de Marco Silva. Tornou-se titular logo nas primeiras rodadas da Premier League e contribuiu com gols e assistências. Seria importante principalmente na virada do ano, numa sequência de bons resultados dos Cottagers. Chegou a anotar inclusive na vitória sobre o Chelsea em janeiro de 2023.

Outro momento especial de Willian aconteceu em fevereiro. Seu golaço na vitória contra o Nottingham Forest foi eleito o mais bonito da Premier League no mês e o mais bonito do Fulham na temporada. Durante o segundo turno da Premier League, as lesões do veterano se tornaram mais recorrentes. Apesar disso, teria outros bons momentos na reta final da campanha, com direito a dois gols no intenso triunfo por 5 a 3 sobre o Leicester. Terminou como o quarto mais votado no prêmio de “Jogador da Temporada” do clube.

Ao final de seu contrato com o Fulham, Willian preferiu olhar outras propostas no mercado. Entretanto, aceitou o novo vínculo oferecido pelos londrinos, com direito a aumento salarial. Parece uma boa escolha ao ponta de 34 anos, que permanecerá em Londres e poderá se apresentar em alto nível na Premier League. Por aquilo que foi a última participação dos Cottagers, com uma posição segura na parte de cima da tabela, dá para imaginar ambições ainda maiores na sequência do trabalho. Ainda sob as ordens de Marco Silva, o Fulham precisa agora buscar reforços.

Willian pode quebrar marca inédita para brasileiros

Willian é o jogador brasileiro com mais partidas na história da Premier League. São 286 aparições na competição. Sua permanência no Fulham deverá garantir que se torne o primeiro atleta do país a superar as 300 partidas. E se os 43 gols anotados estão distantes dos 82 de Roberto Firmino, Willian pode ultrapassar o compatriota como líder de assistências entre os brasileiros. São 50 no total, apenas cinco a menos que o ex-atacante do Liverpool.

Willian viveu a maior parte de sua carreira na Inglaterra com o Chelsea. São 339 partidas pelos Blues por todas as competições, com 63 gols e 62 assistências. Depois disso, o brasileiro teve uma frustrante passagem pelo Arsenal, com apenas um gol em 37 jogos. O Fulham serviu para recobrar o seu moral dentro da Premier League e mostrar como ele segue com mercado na Inglaterra, ainda que num nível mais baixo na tabela. De qualquer maneira, pode gravar seu nome num clube tradicional que volta a ser competitivo.

Os números de Willian na Premier League

  • Chelsea: 234 jogos, 37 gols, 39 assistências
  • Fulham: 27 jogos, cinco gols, seis assistências
  • Arsenal: 25 jogos, um gol, cinco assistências

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo