Letal e cirúrgico, o West Ham deu aula de como aproveitar as chances e bateu o Arsenal
West Ham se defende bem, segura ímpeto do Arsenal e sai do Emirates com três pontos preciosos

Arsenal x West Ham mediram forças nesta quinta-feira (28), no Emirates Stadium, em duelo válido pela 19ª rodada da Premier League. Mandante da partida, os Gunners até tiveram mais posse de bola e volume de jogo, mas em nada adiantou. Em duas chances, os Hammers castigaram os donos da casa e venceram por 2 a 0. Tomáš Souček e Mavropanos marcaram os gols.
Com a vitória, o West Ham foi a 33 pontos, se manteve na sexta colocação e encostou no Tottenham (quinto lugar), que foi derrotado pelo Brighton. Já o Arsenal estacionou nos 40 pontos e perdeu a oportunidade de reassumir a liderança da Premier League.
Always a pleasure, north London ? pic.twitter.com/q6gdEDwotN
— West Ham United (@WestHam) December 28, 2023
Cirúrgico, West Ham se segura na defesa e abre o placar em erro do Arsenal
Com menos de um minuto de jogo, o West Ham já dava seu cartão de visitas. Após arremesso lateral na área do Arsenal, Ward-Prowse ficou com a sobra e arriscou finalização de primeira, por cima do gol de David Raya. A resposta foi imediata. De letra, Ödegaard esbanjou categoria e deixou Bukayo Saka na boa para arrematar. Dito e feito. O ponta-direita inglês soltou a bomba, mas parou em defesa segura de Aréola. A partir daí, os Gunners passaram a controlar as ações em campo e encurralar os Hammers que, por sua vez, apostavam nos contra-ataques. E foi exatamente assim que machucaram os donos da casa.
Aos 12′, o West Ham foi letal. Lucas Paquetá acionou Emerson Palmieri no lado esquerdo e o lateral despejou bola na área do Arsenal. A defesa dos Gunners bateu cabeça e Jarrod Bowen soube se aproveitar disso. O atacante inglês levantou a cabeça e encontrou Tomáš Souček, que só teve o trabalho de empurrar para as redes e abrir o placar no Emirates: 1 a 0.
Só com 30′ no relógio, o Arsenal voltou a assustar. Em bonita jogada individual, Gabriel Jesus colocou na cabeça de Saka, que testou consciente e obrigou Aréola a fazer defesa de mão trocada. A reta final do primeiro tempo foi marcada por pressão intensa dos Gunners, que buscavam o gol de empate a todo custo. Aos 36′, Jesus fez o corta-luz e a bola ficou a caráter para Gabriel Martinelli. O camisa 11 finalizou e tirou tinta da trave.
Pouco tempo depois, mais Arsenal no ataque. O West Ham saiu jogando errado com Edson Álvarez e Ödegaard retomou a posse. O meio-campista norueguês enxergou bem a passagem em progressão de Saka na área e deu passe na medida para o companheiro, que fuzilou tirando de Aréola e carimbou a trave.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
De cabeça, Mavropanos sacramenta vitória dos Hammers
Veio o segundo tempo e a configuração do clássico londrino continuou a mesma: Arsenal com mais posse de bola e buscando brechas na defesa do West Ham, e Hammers fechadinhos, explorando os contra-ataques. Aos 7′, Declan Rice experimentou arremate de fora da área, mas não teve sucesso. Quem não faz… leva. No lance seguinte, mais um golpe cirúrgico dos visitantes. Em cobrança de escanteio de Ward-Prowse, Mavropanos subiu mais alto que a defesa dos Gunners, cabeceou e aumentou a contagem. A pelota ainda beijou o travessão caprichosamente antes de balançar as redes.
Contra a parede, o Arsenal se viu obrigado a aumentar ainda mais o volume ofensivo. De cabeça, Gabriel Jesus perdeu duas oportunidades na pequena área e frustrou Mikel Arteta na área técnica. Posteriormente, milagre de Aréola. Com os pés, o arqueiro francês impediu o gol de Trossard. Nos acréscimos, o nervosismo dos Gunners falou mais alto. Declan Rice calçou Emerson Palmieri dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Benrahma cobrou e parou em Raya. Foi o último lance da partida…
Estatísticas de Arsenal 0 x 2 West Ham – Premier League 2023/24
- Posse de bola: 75% x 25%
- Faltas: 8 x 8
- Chutes: 30 x 6
- Chutes no gol: 8 x 3