Premier League

Unai Emery marca sua volta por cima na Inglaterra com o prêmio de “treinador do mês”, após um abril arrebatador

De ameaçado pelo rebaixamento, o Aston Villa passou a sonhar com as copas europeias e teve dez jogos de invencibilidade com Unai Emery

Poucos treinadores causaram tanto impacto na Premier League nesta temporada quanto Unai Emery. O espanhol assumiu o Aston Villa sob o risco de rebaixamento e virou do avesso a campanha da equipe. Nesta reta final da temporada, o objetivo dos Villans é alcançar uma vaga nas copas europeias. E a excelente sequência recente permitiu o reconhecimento do técnico em forma de prêmio. Emery foi condecorado como o melhor treinador da Premier League em abril. É um feito inédito para a sua carreira e que marca sua volta por cima na Inglaterra, depois da passagem morna pelo Arsenal.

Apesar da decepção que ficou, Unai Emery chegou a ter boas sequências à frente do Arsenal. O treinador conseguiu uma série de sete vitórias em sua primeira temporada, num total de 14 rodadas de invencibilidade. Nem isso tinha sido suficiente para ganhar o prêmio de melhor técnico, já que o início com derrotas em 2018/19 impediu os Gunners de firmarem no G-4. Pouco depois, a situação degringolou para o técnico e sua demissão no meio da segunda temporada, em 2019/20, também o impediu de ter melhores perspectivas.

O Aston Villa reabriu as portas para Unai Emery na Inglaterra, especialmente depois do grande trabalho à frente do Villarreal. E os Villans estão plenamente satisfeitos com o rendimento sob as ordens do espanhol, desde que substituiu Steven Gerrard. Emery assumiu a equipe em novembro, no 13° lugar da Premier League. Conseguiu um impacto inicial que afastou os riscos, apesar de alguma instabilidade que atrapalhou em fevereiro. Desde então, os grenás decolaram: foram dez rodadas de invencibilidade, com oito vitórias no período. Tomaram só três gols no período. A ambição de conquistar a vaga nas copas europeias se tornou concreta.

O Aston Villa disputou sete partidas em abril, com cinco vitórias e um empate. Derrotou Chelsea, Leicester, Nottingham Forest, Newcastle e Fulham, além de ficar na igualdade com o Brentford. Curiosamente, a série invicta seria quebrada apenas no último compromisso do mês, diante do Manchester United. Foi o que colocou um pouco mais em dúvida o fôlego dos Villans, também com novo revés diante do Wolverhampton na abertura de maio. Atualmente, o Villa ocupa a oitava posição, com 54 pontos – a um de alcançar o Brighton na zona da Conference e a dois do Tottenham na zona da Liga Europa.

Independentemente do fim da série invicta, Unai Emery tinha todas as credenciais para tal reconhecimento. Nem mesmo o momento do Manchester City, ao tomar a liderança, ofuscou o prêmio ao espanhol. Ao lado de Julen Lopetegui e Roberto de Zerbi, é um dos treinadores que merecem elogios pelo efeito positivo que causaram, mesmo assumindo o carro em movimento. No caso do Aston Villa, o impulso permitido pelo técnico gerou novas esperanças e também a expectativa por uma campanha mais consistente no topo da tabela para a próxima temporada.

Esta é apenas a nona vez que o Aston Villa ganha o prêmio de treinador do mês na Premier League. Martin O'Neill conseguiu levar o troféu quatro vezes entre 2007 e 2010, enquanto John Gregory foi condecorado duas vezes na virada do século. Brian Little em 1995 e, mais recentemente, Dean Smith conseguiram uma vez cada. Unai Emery marca seu nome nesse grupo e parece capaz de fazer mais, por esse princípio positivo.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo