‘De todas as mudanças da Premier League, a mais importante foi melhorar os gramados’
Jogadores brasileiros assinaram um manifesto pedindo o fim do uso dos gramados sintéticos nos estádios do Brasil

A terça-feira no futebol brasileiro amanheceu com um debate – e um protesto: qual é a melhor opção para a prática do futebol? Gramado sintético ou gramado natural.
Bom, no que depender da resposta de alguns dos principais jogadores em atividade no país, a resposta é óbvia. E ficou ainda mais óbvia quando nomes como Neymar, Phillipe Coutinho, Thiago Silva, Lucas Moura, Gerson e Gabigol se unirem para publicar um manifesto que pede o fim dos campos de grama artificial no país.
Em conversa no Trivela FC, novo programa no canal da Trivela no YouTube, Tim Vickery, colunista – e agora também comentarista – da Trivela, comentou sobre a posição dos jogadores no debate dos gramados.
— Eu sou a favor de ouvir os jogadores neste assunto, eles são totalmente qualificados para falar. É importante que eles estejam fazendo essa campanha, gostaria de ver mais ações coletivas dos jogadores com o calendário. Se os próprios jogadores estão falando sobre isso, eu apoio eles — disse Tim, durante participação no Trivela FC.
‘Os campos na Inglaterra eram um desastre'
As cenas de granados completamente enlameados pelos estádios da Inglaterra faziam parte do imaginário e do futebol no país europeu.
Mas, em meados da década de 90, tudo isso mudou. Após a criação da Premier League, virou uma exigência os clubes manterem um gramado bem cuidado e com a manutenção em dias.
— Os campos na Inglaterra eram um desastre. De agosto e setembro, no início da temporada, eram razoáveis. Mas chegando em fevereiro era lama pura. De todas as mudanças que a premier league fez, a melhor e mais importante foi de melhorar os gramados porque muda tudo. O talento pode aparecer, fica mais fácil atrair talento, ter uma qualidade muito melhor — disse Tim.
Para além da manutenção da qualidade do campo de jogo, foi definido, para os times da primeira à quarta divisão, a obrigação do uso de gramados 100% naturais para a disputa das competições oficiais no país.
A apenas aos times a partir da quinta divisão é permitido ter grama sintética nos estádios. A competição que abre uma exceção é a FA Cup, que reúne 736 equipes da Inglaterra, País de Gales e da Ilha de Guernsey.
— Se dar para fazer isso na Inglaterra, não entendo porque não dá para fazer isso no Brasil. Se foi possível no clima da Inglaterra, deveria ser muito possível no clima do Brasil produzir bons gramados para melhorar o espetáculo — finalizou Tim.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Trivela estreia novo programa no YouTube
O leitor da Trivela agora tem um novo compromisso semanal às terças. A Trivela lançou em seu canal do YouTube seu novo programa: Trivela FC.
Comandado por Márcio Júnior, sempre às 15h, o programa terá a participação dos colunistas — e agora comentaristas — Tim Vickery e Andrey Raychtock para debater e contar histórias do que há de melhor e mais interessante no esporte.
Os cinco primeiros episódios que foram ao ar estão disponíveis completos no YouTube da Trivela para você ver e rever. Aproveite e siga o canal da Trivela.