Premier League

Tottenham se prepara para receber Pochettino: “Fez um trabalho inquestionável”

Treinador que fez história nos Spurs, Pochettino reencontrará seu antigo clube na próxima segunda-feira, agora no comando do Chelsea

Segunda-feira é dia de um dérbi londrino no norte de Londres que será especial para Mauricio Pochettino. Pela primeira vez, ele retornará ao estádio do Tottenham como treinador de outro clube – do grande rival Chelsea, ainda por cima. O atual comandante dos Spurs, Ange Postecoglou, não economizou nos elogios ao argentino, mas fez questão de cobrar que seus jogadores se concentrem em buscar a vitória.

Como foi o trabalho de Pochettino no Tottenham?

Promissor após os trabalhos por Espanyol e Southampton, o qual levou ao oitavo lugar da Premier League, Mauricio Pochettino passou cinco anos à frente do Totttenham e, como Postecoglou afirmou, teve um sucesso inquestionável. Conseguiu uma sequência de três temporadas entre os três primeiros, o que os Spurs não conseguiam desde os tempos de Bill Nicholson nos anos sessenta, e os estabeleceu como um clube de Champions League, essencial para o futuro financeiro do clube.

As receitas da competição europeia ajudaram a forrar os cofres do Tottenham, que aproveitou para construir um novo estádio, que lhe dará um faturamento relevante e estável pelas próximas décadas. Pochettino desenvolveu Son Heung-Min e Harry Kane em uma das duplas de ataque mais letais do futebol europeu e chegou a duas finais, na Copa da Liga Inglesa de 2014/15, seu primeiro ano, e na da Champions League em 2018/19, o ápice do trabalho do argentino.

Chegou a brigar pelo título do Campeonato Inglês com o Leicester em 2015/16, embora não tenha chegado tão perto, e foi vice-campeão no ano seguinte, a melhor colocação do Tottenham desde 1962/63. E o fez gastando relativamente pouco, formando jovens talentos e com um futebol atraente. O ponto negativo foi não ter conseguido encerrar a seca de títulos dos Spurs, que já dura 15 anos.

“Impacto inegável”

Postecoglou falou que técnicos de futebol, como ele, têm como objetivo e ambições finais exatamente o que Pochettino conquistou no Tottenham.

– Que consigamos causar um impacto. Foi um impacto inegável. Ele quase levou o clube ao ápice da Champions League e chegou perto na liga. Seu trabalho é inquestionável. Todo mundo com quem converso aqui, as pessoas que trabalharam com ele, não conseguem elogiá-lo o suficiente, como pessoa e técnico. Eu duvido que haverá qualquer coisa além de respeito para Mauricio de qualquer um neste clube de futebol, dos torcedores às pessoas associadas a ele.

– Isso não significa que ele receberá uma guarda de honra porque queremos vencer. Eu não acho que ele esperaria isso. Sua passagem aqui resistirá ao tempo. O que quer que as pessoas pensem do tempo que ele passou aqui, elas olharão para esse tempo com carinho e respeito – completou.

Se Postecoglou quer seguir os passos de Pochettino, não poderia ter imaginado um começo melhor. O Tottenham é líder da Premier League, com 26 pontos, dois de vantagem para Arsenal e Mancheser City.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo