Tetê amplia a invasão brasileira na Premier League e se torna o primeiro jogador do país no Leicester
Tetê estava no Lyon, mas se muda à Premier League e assina com o Leicester em empréstimo até o fim da temporada

A Premier League conta atualmente com 34 jogadores brasileiros. É o recorde histórico de atletas do país numa temporada do Campeonato Inglês e, pela primeira vez, também a nacionalidade estrangeira mais comum na competição – superando recentemente os espanhóis. O mercado de inverno tem ajudado bastante a engrossar esses números. Neste domingo, mais um atleta do Brasil desembarcou na Inglaterra, contratado pelo Leicester – que nunca tinha contratado um brasileiro em sua história e, agora, se torna o 15° time da primeira divisão a contar com um atleta do país em suas fileiras atuais. Tetê passou como um meteoro pelo Lyon, com ótimo rendimento no empréstimo ocorrido após o início da guerra na Ucrânia. Entretanto, as Raposas oferecem melhores perspectivas e ele vai para o Estádio King Power. O ponta de 22 anos foi emprestado por seis meses ao Leicester, enquanto seus direitos ainda pertencem ao Shakhtar Donetsk.
“Estou muito feliz por estar aqui. Dei uma olhada no campo e no estádio, é lindo e já posso imaginar como deve ser lotado de torcedores. Espero contribuir com muitos gols e assistências. Espero que a torcida fique feliz de me ver jogar, estou feliz em ser uma Raposa”, afirmou Tetê, em sua apresentação. Por conta da situação excepcional dos contratos na Ucrânia em virtude da guerra, o brasileiro só pôde assinar com o Leicester até o final da temporada. No entanto, as Raposas ainda podem contratá-lo em definitivo se assim negociarem com o Shakhtar Donetsk. Além disso, o vínculo atual do ponta com os ucranianos vai até dezembro. Assim, em julho, ele estará livre para assinar um pré-contrato com qualquer equipe.
Formado pelo Grêmio, Tetê seguiu ao Shakhtar Donetsk em 2019, por €15 milhões. E o garoto teve um bom rendimento pelo clube ucraniano. Foram 108 partidas disputadas, com 31 gols e 15 assistências. Conquistou o Campeonato Ucraniano duas vezes e teve a chance de disputar a fase de grupos da Champions League em três temporadas. Todavia, a invasão russa na Ucrânia interrompeu sua progressão e o ponta decidiu deixar o país, com a permissão da Fifa para acertar com qualquer time estrangeiro de forma unilateral. O Lyon abriu as portas em março de 2021 e aproveitou na reta final da Ligue 1. Tetê anotou dois gols e deu cinco assistências em nove aparições pelos Gones, logo transformado em titular.
O ótimo desempenho motivou o Lyon a ampliar a permanência de Tetê, com base nas regras excepcionais da Fifa, também para a temporada de 2022/23. O time faz uma campanha aquém das expectativas na Ligue 1, mas o jogador de 22 anos era um dos melhores do elenco. Seu início na nova edição da Ligue 1 foi arrasador, com quatro gols e duas assistências nas quatro primeiras rodadas. Todavia, a equipe não engrenou e seu rendimento também caiu. Sem tantas perspectivas no momento, inclusive pelas dificuldades financeiras dos Gones, Tetê resolveu sair. O Leicester parece um destino mais atrativo pela vitrine da Premier League e por aquilo que o Shakhtar também pode lucrar com uma venda em definitivo.
Esta é mais uma temporada em que o Leicester encontra dificuldades em manter um alto aproveitamento na Premier League, como foi no início sob as ordens de Brendan Rodgers. E se a diretoria pouco investiu em reforços no início do campeonato, desta vez tenta preencher lacunas. Após a compra do lateral Victor Kristiansen junto ao Copenhague, Tetê dá mais possibilidades ao elenco. O brasileiro pode entrar nas duas pontas, onde as Raposas contam com jogadores importantes, mas pouca profundidade no plantel. Não é de se duvidar que se encaixe como titular, diante da lesão de James Maddison – que também corre o risco de ir para o Newcastle.
O Leicester ocupa o 14° lugar da Premier League, com 18 pontos, logo acima da zona de rebaixamento. Claramente o risco de voltar à Championship volta a rondar. Pelo impacto no Shakhtar e no Lyon, não se duvida que Tetê poderá contribuir nessa tarefa de preservar as Raposas na elite. Além disso, o novato inaugura a história dos brasileiros em Leicester – um movimento até natural, com a invasão do país na Premier League.
Our very first Brazilian ?? ? pic.twitter.com/vJOCEFDvPs
— Leicêster City (@LCFC) January 29, 2023