Liga EuropaPremier League

Solskjaer ressalta progresso na Premier League e minimiza importância de taças: “Podem esconder dificuldades”

Para um clube da estatura e da história do Manchester United, a cobrança por títulos é incessante, mesmo durante longos períodos de queda de patamar. É por isso que a mais recente declaração do técnico Ole Gunnar Solskjaer pode não ser tão bem recebida por parte da torcida. Tentando tirar foco dos anos de fila dos Red Devils à espera de uma nova taça, o treinador tentou jogar os holofotes para a melhora de nível de seu time em relação à temporada passada e minimizou a falta de atualização na sala de troféus: “Eles podem esconder dificuldades”.

Já a 14 pontos de distância do líder Manchester City na tabela da Premier League, ainda que com um jogo a menos, o Manchester United batalha em outras frentes por uma conquista, entre elas a Liga Europa, na qual tem um compromisso nesta quinta-feira, contra o Milan, pelo jogo de volta das oitavas de final. Possivelmente tentando aliviar a pressão em cima de seus jogadores, Solskjaer argumentou que conquistar títulos em copas pode ser uma distração para o trabalho que é feito, devido especialmente à imprevisibilidade dessas competições.

“Estamos 12 pontos à frente de onde estávamos no mesmo momento na temporada passada e é claro que estamos buscando ganhar troféus. Porém, como já disse, às vezes um troféu pode esconder o que está acontecendo no clube”, defendeu o norueguês, em entrevista coletiva na quarta-feira (17).

“É no posicionamento na liga que você vê se realmente está progredindo, e, às vezes, em copas, você pode dar sorte ou azar nos sorteios, as partidas podem ser decididas por diferentes fatores. Claro que buscamos vencer, é por isso que você joga futebol, para vencer troféus.”

Solskjaer assumiu o Manchester United no final de 2018 e, desde então, apesar de apresentar uma melhora conforme evidenciado pela colocação na Premier League (6º colocado no primeiro ano; 3º na segunda temporada; 2º até o momento), ainda não conseguiu vencer um título. A última vez que os Red Devils levantaram um troféu foi na temporada 2016/17, quando, sob o comando de Mourinho, venceu a Copa da Liga Inglesa e a Liga Europa.

Apesar daquelas conquistas, o trabalho do português foi, em geral, ruim, o que ajuda a reforçar o ponto de Solskjaer, que ressaltou que, desde sua chegada, precisou colocar em prática uma grande reconstrução.

“Na colocação da liga, você vê se houve progresso de minha parte, este é sempre o arroz e feijão da temporada, é como você vê se você é capaz de lidar com os altos e baixos. Qualquer competição pode te dar um troféu, mas, às vezes, enfim vencer algo é mais uma coisa de ego de alguns treinadores e clubes”, afirmou.

“Precisamos ver progresso, e, se jogarmos bem o bastante, os troféus acabarão no clube novamente. Não é como se um título dissesse que estamos de volta, não. É o progresso gradativo de estar em torno do topo da liga e a consistência, e por vezes um troféu aqui ou outro ali em uma copa pode esconder o fato de que você está tendo algumas dificuldades”, completou.

Ainda que tenha razão de que uma conquista possa ser apenas um parêntese em um trabalho em vez de um sinal de que a equipe voltou a seu melhor patamar, em breve Solskjaer precisará complementar seu salto de nível com uma taça na prateleira, afinal o tempo vai acrescentando à pressão.

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo