Premier League
Tendência

Shearer acredita que Kane baterá recorde histórico na Premier League: “É só uma questão de quando”

Kane se tornou o maior artilheiro da história do Tottenham, mas para Alan Shearer, ele pode se tornar o maior também da Premier League

O Tottenham chegou a 267 gols pelo Tottenham e alcançou a marca de maior goleador da história do clube – estava empatado com Jimmy Greaves. Conseguiu a marca em um jogo mais do que especial: a vitória sobre o Manchester City por 1 a 0 em casa, no Tottenham Stadium. O recorde é histórico, mas há outro que pode ser batido. Para o histórico artilheiro inglês Alan Shearer, Kane irá quebrar um recorde histórico da liga que já dura desde 2006

“É surreal, um sentimento mágico”, afirmou Kane após se tornar maior artilheiro do Tottenham. “Tem havido muita conversa sobre isso e queria realizar o quanto antes. Fazer isso contra um dos melhores times do mundo é um sentimento especial. Não poderia pedir por mais. Jimmy [Greaves, antigo recordista] era um dos melhores atacantes que já jogaram este esporte, então mesmo ser mencionado ao lado dele é incrível. Ir acima dele é um sonho que se torna realidade”.

Se contarmos apenas os jogos da Premier League, ele alcançou a marca de 200 gols, integrando um clube muito exclusivo, que só tinha Alan Shearer e Wayne Rooney. Rooney está próximo, com 208 gols. Shearer tem 260 gols, mas ele mesmo já admite que o recorde tem tudo para ser batido por Harry Kane.

“Estou tranquilo com isso. Eu sei o quanto ele quer, ele me disse, o que é bom, porque eu era exatamente igual”, afirmou Shearer, em entrevista à Premier League. “Se ele continuar em forma e continuar no país, então ele irá passar. É só uma questão de quando. Ele está fazendo o que grandes artilheiros fazem e não há muitos melhores do que ele”.

Alan Shearer atuou de 1988 até 2006 como profissional. Começou no Southampton, mas em 1992 se transferiu para o Blackburn. Foi lá que ele brilhou pela primeira vez, inclusive com o título incrível da Premier League em 1995 sendo a grande estrela.

“Primeiro e antes de tudo, ele é o terceiro jogador a chegar a 200 gols. Apenas eu e [Wayne] Rooney fez isso, então é um clube pequeno. Sua fase é tão boa quanto sempre. Seu time não está tão bem quanto suas estatísticas, isso não parece estar o afetando de modo algum”, continuou Shearer.

“Ele teve uma enorme decepção na Copa do Mundo, mas acho que ele voltou mentalmente mais forte do que nunca e isso não me surpreende. Sou um grande fã dele. Ele é um jogador fantástico”, disse o ex-jogador do Newcastle. Kane tem 29 anos e contrato até pelo menos 2025 e, por isso, tem grandes chances de continuar batendo recordes.

“Eu tenho o recorde há tanto tempo que eu sempre disse que um dia ele seria batido. Pensei que Rooney poderia ter uma grande chance de fazer isso. Obviamente ele diminuiu de ritmo e depois foi para os Estados Unidos. Vai ser batido um dia, então se for para ele, serei o primeiro a apertar a mão dele”, comentou o antigo centroavante.

Shearer ainda comentou sobre as diferenças entre os dois jogadores. “Somos ligeiramente diferentes em termos do que ele pode fazer e do que eu podia fazer “, afirmou Shearer. “Ele não se importa em recuar para fazer o papel de camisa 10, enquanto eu sempre gostei de ser o mais centroavante possível”.

“Mas em termos de atitude para marcar gols, isso é similar. Posso ver a sua sede, seu desejo e a sua fome para marcar o máximo de gols possível. Ele não se importa em como a bola entra”, continuou. “Todos os grandes artilheiros têm essa confiança, esse senso de arrogância ou confiança. Ele é um jogador fenomenal, um mestre no que ele faz e sua fome por gols está tão boa quanto sempre”.

Se Kane não chegar ao seu recorde, Shearer já consegue ver outro nome com potencial de chegar lá. “São muitos ‘se’ e ‘mas’, mas se [Erling] Haaland ficar por 10 anos, ou outo anos, ou sete anos, ele pode fazer isso também”, disse Shearer.

Haaland vive a sua primeira temporada na Premier League pelo Manchester City e seus números são impressionantes: são 31 gols em 28 jogos em todas as temporadas. Em se tratando apenas de Premier League, ele marcou 25 gols em 20 jogos.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo