10 pontos tirados não vão desanimar o Everton e Sean Dyche dá receita de como fazer isso
Técnico do Everton admite baque com a perda de 10 pontos, mas abraça discurso motivador e projeta sucesso do clube na difícil missão de permanecer na Premier League
O Everton atravessa momento para lá de delicado e está em apuros na temporada. Mais do que a acachapante derrota diante do Manchester United por 3 a 0, em pleno Goodison Park, os Toffees receberam uma notícia que abalou totalmente as estruturas da instituição. No último dia 17 de novembro, a Premier League anunciou uma punição ao clube, com a perda de 10 pontos na tabela por violações financeiras.
Com isso, a equipe caiu vertiginosamente na classificação e passou a ocupar a penúltima colocação, com os mesmos quatro pontos do lanterna Burnley. Antes da partida contra o Manchester United, Sean Dyche, técnico do Everton, abriu o jogo e falou sobre o sentimento do plantel dos Toffees diante da devastadora notícia da perda de 10 pontos.
– Acho que todo mundo por aqui está, estamos chocados. Aparentemente, a onda de barulho depois disso fez com que a maioria das pessoas no futebol ficasse chocada. A enormidade disso. Desproporcional é uma palavra que tem sido usada pelo clube. Obviamente vamos nos sentir prejudicados com isso -, disse Sean Dyche.
Apesar da frustração, o comandante do Everton fez questão de não abraçar o discurso vitimista e garantiu que fará de tudo para que o clube alcance seus objetivos em campo e permaneça na elite do futebol inglês.
– Por outro lado não muda o foco. O foco desde que estou aqui tem sido resolver as coisas em campo. Fazer com que o time vença, fazer com que o time se sinta diferente, que as atuações sejam diferentes. Estávamos no caminho certo para isso e entregamos performances fortes (…) Isso (perda de 10 pontos) nos deu um empurrão para trás para avançar novamente. O trabalho não mudou para mim. Obviamente tornou tudo um pouco mais difícil, é claro (…) Falei com o grupo e disse que a tabela classificativa é uma coisa e a tabela final é a verdade. A punição melhora o que estamos fazendo, porque significa que temos que nos esforçar mais por mais tempo. São as regras do futebol.
O forte protesto da torcida do Everton contra a Premier League
Antes da bola rolar para Everton x Manchester United no Goodison Park, torcedores dos Toffees fizeram questão de protestarem com camisas, faixas e cartazes, atacando a Premier League, a quem acusam de corrupção. Indignados com a punição imposta ao clube, os fãs iniciaram as manifestações ainda nos arredores do estádio.
Dentre os vários tipos de protesto, um em especial chamou a atenção. Torcedores distribuíram cartazes simulando um cartão vermelho com o logo da Premier League e a palavra “Corrupta”. Adeptos do Everton reclamam, por exemplo, que o Manchester City teria violado diversas leis similares, mas não recebeu nenhuma punição esportiva como a imposta aos Toffees.
Sean Dyche apoiou as manifestações da torcida e pediu o apoio dos adeptos nos jogos da equipe. O técnico de 52 anos indicou que o momento é de união e disse que o episódio gerou um sentimento de injustiça entre os fãs, mentalidade essa que ele considera importante.
– O que acontece em campo é o vital. Temos mostrado isso, os resultados têm mostrado isso. Eu entendo por que os fãs estão se sentindo assim agora, mas tenho buscado essa mentalidade de qualquer maneira. Quero essa mentalidade, não apenas na adversidade, mas também quando é bom. O verdadeiro vínculo de um grupo é ser fiel ao que ele é.
Próximos jogos do Everton
- Nottingham Forest x Everton – Premier League – 2/12
- Everton x Newcastle – Premier League – 7/12
- Everton x Chelsea – Premier League – 10/12