Quem apostaria? Salah segue insaciável e assume a artilharia da Premier League

A Premier League começou com grandes expectativas sobre o que os centroavantes poderiam fazer. Boa parte dos principais candidatos ao título fez investimentos de peso para a posição, e quem não fez já confiava em algum goleador em grande fase. Poucos apostariam, no entanto, que justamente um jogador achincalhado pelos gols perdidos e que não deu certo em sua primeira passagem pela Inglaterra despontaria na briga pela artilharia. Pois é este o nível da fase excepcional de Mohamed Salah. O egípcio assumiu o topo da lista neste sábado, ao marcar dois tentos na vitória do Liverpool sobre o Southampton, batendo os visitantes por 3 a 0 em Anfield.
Coincidência ou não, a fase insaciável de Salah ganhou impulso depois que ele garantiu a classificação do Egito à Copa do Mundo, protagonista no épico vivido em Alexandria. Desde então, ele marcou dez gols em oito partidas, cinco deles pela Premier League. É o líder entre os artilheiros, com nove tentos – superando neste sábado Álvaro Morata, Gabriel Jesus, Harry Kane e Sergio Agüero, todos com oito. O único capaz de se aproximar do camisa 11 nesta rodada é Romelu Lukaku, com sete – jogando com o Manchester United no momento em que este texto era redigido. Nada, porém, que diminua o feito do reforço dos Reds.
Vale ponderar que Salah é um dos cinco jogadores que mais finalizam na Premier League, com 3,5 arremates por jogo – perdendo alguns gols que acabam virando motivo para pegarem em seu pé. Mas a pontaria tem melhorado substancialmente, como bem se viu neste sábado. O egípcio abriu o placar em belo tiro cruzado da entrada da área, aos 31 minutos. Antes do intervalo, ampliou a contagem após passe açucarado de Philippe Coutinho, saindo na cara do gol para marcar. Já no segundo tempo, o próprio brasileiro fechou o placar, aproveitando rebote do goleiro Fraser Forster.
Salah já soma 14 gols na temporada, igualando a maior marca do Liverpool desde que Luis Suárez deixou Anfield. Além disso, o egípcio se tornou o jogador dos Reds com mais gols em suas 12 primeiras partidas pela Premier League, superando a melhor marca anterior, que era de Robbie Fowler. Números que enfatizam o seu embalo. Com o resultado, o time de Jürgen Klopp reassume a quinta colocação, ultrapassando o Arsenal no saldo de gols, a um ponto de entrar no Top Four.