Como vai funcionar o impedimento semiautomático na Premier League?
Tecnologia visa diminuir o tempo de checagem do VAR em lances desta natureza e aumentar dinamismo do jogo

Com muito atraso, a Premier League enfim vai implementar o uso do impedimento semiautomático a partir da 32ª rodada da competição, programada para acontecer a partir do dia 12 de abril. O sistema visa diminuir o tempo de checagem do VAR neste tipo de lance, aumentando o dinamismo do jogo.
A tecnologia do impedimento semiautomático fornecerá um posicionamento mais preciso da linha de impedimento, com base no rastreamento ótico dos jogadores e produzindo gráficos virtuais, garantindo uma nova experiência aos torcedores nos estádios e aos espectadores que acompanharão aos jogos em casa.
Uma parceria entre a Premier League, a PGMOL (Associação de Arbitragem da Inglaterra) e a empresa de tecnologia esportiva Genius Sports possibilitou o desenvolvimento do sistema, que será usado pela primeira vez na história da liga inglesa.
Como funciona o sistema de impedimento semiautomático?
Ao todo, 30 câmeras recém-instaladas e montadas em torno dos estádios da Premier League fazem a captura das imagens a 100 quadros por segundo. O valor é o dobro das taxas de quadros das câmeras utilizadas nas transmissões dos jogos, por exemplo.
Cada câmera rastreia o movimento exato da bola, assim como os movimentos de cada jogador precisamente. Assim, a tecnologia consegue verificar com eficiência se algum atacante está ou não em posição de impedimento.

O sistema sinaliza automaticamente a posição irregular ou legal de cada jogador para o operador do VAR das partidas. A tecnologia é considerada semiautomática ainda, pois o árbitro de vídeo ainda precisa confirmar a decisão da jogada.
O VAR ainda precisa determinar se o árbitro de campo precisará ou não realizar uma revisão em campo para casos no qual o jogador que ataca não toca a bola, mas participa de algum lance ofensivo estando em posição irregular.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Decisões sobre impedimento serão transmitidas para os torcedores ao vivo
Assim que a arbitragem de campo receber a definição do VAR sobre um lance de impedimento, o replay do lance será passado aos torcedores nos telões do estádio, via transmissão de TV e também na conta @PLMatchCentre no “X” (antigo Twitter).
A decisão de impedimento será mostrada com uma linha vermelha e, caso o atacante esteja em posição legal, a cor da linha será verde. Uma parede vertical branca representará a linha de impedimento.
A Premier League se torna mais uma das grandes ligas do futebol europeu a adotar o sistema de impedimento semiautomático. Atualmente, LaLiga e a Serie A Italiana são outros exemplos de competições que aderiram ao uso da tecnologia para diminuir o tempo gasto para revisões neste tipo de lance.