Premier League

Premier League discute janela de 40 dias para terminar a temporada, quando o Serviço de Saúde permitir

Os clubes da Premier League discutiram, nesta sexta-feira, um cenário em que a atual temporada da competição seria finalizada em uma janela de 40 dias. Segundo o Guardian, a data mencionada para a retomada das partidas seria no fim de semana de 13 e 14 de junho, encerrando as atividades antes da chegada de agosto, quando a Uefa deseja finalizar suas competições, mas tudo depende da aprovação do Serviço Nacional de Saúde.

[foo_related_posts]

Como 16 clubes têm nove rodadas restantes e outros quatro – Manchester City, Sheffield United, Aston Villa e Arsenal – têm dez, o período seria suficiente para terminar a temporada.

O jornal afirma que a carta enviada pela entidade europeia às federações nacionais expressando esse desejo foi a base da reunião desta sexta-feira. Os torneios continentais retornariam em 3 de agosto, com a final da Champions League em Istambul marcada para o dia 29, e a da Liga Europa, alguns dias antes.

Todos os cenários discutidos envolvem partidas com portões fechados, e a Premier League quer ter certeza que a retomada não prejudicará os esforços do Serviço Nacional de Saúde de tratar os pacientes da COVID-19. Isso significa, informou o Guardian, que a liga cederá ao NHS o poder de aprovar ou vetar o reinício das atividades da elite do futebol inglês.

O ponto principal dos protocolos desenhados pela liga e pelos corpos médicos dos clubes seria a capacidade de testar todos os envolvidos nas partidas – jogadores, funcionários, árbitros, seguranças, imprensa – e teria que haver procedimentos para impedir a aglomeração de pessoas nas proximidades dos estádios, como aconteceu em jogos com portões fechados pouco antes da ampla paralisação por causa da pandemia.

A notificação da Uefa inclusive modificou a agenda da reunião. De acordo com a BBC, a ideia inicial era discutir como terminar a temporada até 30 de junho, data em que muitos contratos de jogadores chegam ao fim e em que clubes como Liverpool, Watford e Newcastle planejam trocar de fornecedoras esportivas.

No melhor cenário possível, os clubes começariam uma pré-temporada de quatro semanas entre 10 e 14 de maio. O mínimo para recuperar forma física suficiente para um jogo competitivo seriam 15 dias. A visão mais pessimista da reunião projetava que o campeonato não seria retomado antes de outubro.

Um porta-voz da Premier League afirmou, segundo a BBC, que “como outras indústrias, a liga trabalha com planejamentos complexos de cenários” e que completar a temporada 2019/20 permanece o objetivo, mas “neste momento todas datas são provisórias enquanto o impacto da COVID-19 se desenvolve”.

A Premier League havia dito anteriormente que voltaria com as partidas restantes apenas quando fosse “seguro e apropriado” fazê-lo.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.