Premier League

Por conta dos casos de Covid-19 em Leeds e Watford, Premier League adia dois jogos do Boxing Day

Leeds, que teve seu CT fechado pelas autoridades sanitárias, pegaria o Liverpool em Anfield; já o Watford visitaria o Wolverhampton no Molineux

Diante da decisão da Premier League em seguir em frente com o calendário natalino, esperava-se que os surtos de Covid-19 que acontecem em diferentes clubes provocassem adiamentos no Boxing Day. Nesta quinta-feira, a organização do Campeonato Inglês confirmou os dois primeiros jogos remarcados por causa dos casos positivos. O Leeds United não enfrentará mais o Liverpool em Anfield no domingo, assim como o Watford não visitará o Wolverhampton no mesmo dia. No caso do Leeds, o clube ainda fechou seu centro de treinamentos para evitar novos contágios entre seus funcionários.

A direção da Premier League se reuniu nesta quinta-feira, para analisar os requerimentos de Leeds e Watford, diante dos surtos nos dois elencos. O campeonato avaliou que ambos os clubes não teriam condições de disputar as partidas, por conta do número insuficiente de atletas. É o primeiro jogo adiado do Leeds, enquanto o Watford já não tinha enfrentado o Crystal Palace em Vicarage Road no último sábado. Até o momento, 12 duelos da Premier League que deveriam ocorrer em dezembro foram postergados por causa da Covid-19.

“A direção da Premier League tomou suas decisões antes do Boxing Day, para esclarecer a situação aos clubes e seus torcedores. Pedimos desculpas pelo transtorno e inconveniência causada aos planos festivos desses torcedores. A liga está ciente de que a decisão de adiar estes dois jogos irá decepcionar os torcedores e entende suas frustrações em uma época especial do ano, quando as pessoas estão ansiosas para ver jogos de futebol. A liga espera garantir o máximo de clareza, mas infelizmente adiamentos às vezes precisam ser feitos num prazo curto, já que a segurança é a prioridade”, afirmou a Premier League, em nota oficial.

“A Premier League avalia as solicitações de adiamento de partidas caso a caso, com base nas regras existentes e nas orientações de adiamento por Coivd-19 introduzidas aos clubes à luz da nova variante Ômicron. A direção avaliará uma série de fatores, incluindo a capacidade do clube em escalar um time; a gravidade e o potencial de impacto do surto no clube; e a capacidade dos jogadores para se preparar e jogar a partida em segurança. Também devemos considerar os riscos mais amplos para os oponentes e outras pessoas com as quais os representantes dos clubes possam entrar em contato”, complementa a nota.

A Premier League ainda reiterou que seus protocolos recentes se tornaram mais rigorosos – com mais testes, uso de máscaras em ambientes fechados, distanciamento social e quarentena. Ainda assim, reafirma que uma interrupção do campeonato não está nos planos: “Embora reconheçamos que vários clubes estão enfrentando surtos, a intenção dos clubes e da liga é continuar com o calendário sempre que a segurança foi possível. A saúde e bem-estar de todos os envolvidos continuam sendo nossa prioridade, e a liga continuará monitorando suas orientações de saúde pública”.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo