Premier League

Pochettino precisa tomar ‘decisões difíceis’ para reduzir elenco do Chelsea

Com 30 jogadores no elenco de pré-temporada, Pochettino quer reduzir o número de jogadores e é de se esperar que tenhamos mais negociações

O Chelsea é um dos times que mais movimenta a janela de transferências até aqui, tanto em saídas quanto em chegadas. Em chegadas são três confirmadas até aqui, mas em saídas é uma leva grande: 14 jogadores deixaram Stamford Bridge até agora. E é de se esperar que mais jogadores saiam, segundo o técnico Mauricio Pochettino.

Em pré-temporada nos Estados Unidos, o treinador comentou sobre o fato do elenco ser muito grande e será preciso reduzir o número de jogadores, seja com vendas, seja com empréstimos, para que o elenco seja mais manuseável. São muitos jogadores que estão para serem negociados, inclusive muitos que retornaram de empréstimo, como o atacante Romelu Lukaku, que não está nos planos.

Elenco inchado e necessidade de cortar jogadores

— Primeiro de tudo, precisamos definir o elenco. Somos 29, 30 jogadores e isso é muito. No momento, a dinâmica é muito bom. Eles são ótimos rapazes compartilhando um momento bom juntos. Mas é difícil porque cada jogo talvez três, quatro, cinco jogadores não podem jogar e isso torna o clima difícil – afirmou o treinador.

Jogadores como Angelo, por exemplo, contratado junto ao Santos, não conseguiu ter chance de jogar até aqui na pré-temporada do Chelsea. Para Pochettino, não conseguir colocar todos os jogadores do elenco para jogar é um problema e, por isso, a ideia é reduzir o número de jogadores até o início efetivo da temporada.

— Se trata de criar um elenco com um bom equilíbrio com pessoas que tenham a oportunidade de jogar e competir por um lugar. Isso é um desafio para nós na janela de transferências para construir um bom equilíbrio e então se os jogadores não estão felizes porque eles acreditam que não irão jogar, iremos encontrar uma solução para consertar a situação – continuou.

— O que não podemos fazer é termos um elenco tão grande com jogadores aqui nos Estados Unidos que não estão envolvidos, porque isso cria uma confusão. Talvez menos é mais e mais é menos. É por isso que eu preciso deixar claro que não precisamos de um elenco maior. Precisamos de 22, 23, 254 jogadores e é isso. Sinto muito, porque talvez as decisões tenham que ser duras, mas precisamos construir um time bom e equilibrado se quisermos competir por grandes coisas – continuou Pochettino.

Lateral esquerda com jogadores demais

A lateral esquerda foi um setor citado pelo técnico argentino como uma posição particularmente com jogadores demais. O garoto Lewis Hall, formado no clube e ganhou espaço na temporada passada, tem a concorrência pesada de Ben Chilwell, jogador da seleção inglesa, Marc Cucurella e Ian Maatsen, holandês de 21 anos. Ele esteve emprestado ao Burnley na temporada passada e tem sido usado como ponta nesta pré-temporada. Com contrato apenas até 2024, há dúvidas sobre o seu futuro. Ainda assim, ele tem ido bem e foi elogiado.

Maatsen foi destaque no jogo contra o Newcastle, em Atlanta, que terminou em empate por 1 a 1, fazendo assistência para Nicolas Jackson no primeiro tempo e com um passe incisivo. Pochettino fez elogios ao jovem holandês, importante na campanha de acesso do Burnley na temporada passada.

— Estou muito feliz com ele. Ele é um jogador que pode atuar em diferentes posições, sua qualidade e entendimento do jogo o torna um jogador inteligente. Sim, até aqui ele está nos meus planos (para a temporada). Estou muito satisfeito porque a sua atitude, comprometimento e entendimento do jogo o tornam um jogador que você pode usar em posições diferentes. Isso é uma coisa boa para o time e para a comissão técnica. É sempre bom ter esse tipo de jogador – explicou o técnico.

O Chelsea volta a campo em amistoso no próximo domingo (30), ainda pela Premier League Summer Series, torneio amistoso nos Estados Unidos. O jogo será no Fedexfield, em Washington, capital americana, às 19h45 (horário de Brasília). Na madrugada de quarta para quinta, no dia 3 de agosto, o clube volta a campo para jogar amistoso contra o Borussia Dortmund no Soldier Field, em Chicago, às 1h30 (horário de Brasília).

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo