Premier League

O que está em jogo na última rodada da Premier League?

Todas as partidas da 38ª rodada serão realizadas neste domingo, a partir de 12h

A vitória do Manchester United por 3 a 2 sobre o Newcastle, na última quarta-feira (15), encerrou todos os jogos atrasados da Premier League. Dito isso, enfim as 20 equipes estão em pé de igualdade no número de partidas (37) e se prepararam para rodada final do certame, que acontecerá neste fim de semana.

Todos os embates da 38ª rodada serão disputados ao meio-dia (horário de Brasília) de domingo (19). Entrando no clima do encerramento da temporada 2023/24 da Premier League, a Trivela te mostra tudo o que estará em jogo.

Briga pelo título

Manchester City e Arsenal são os times que entram na última rodada com chances de título. Os Citizens, ao baterem o Tottenham por 2 a 0 na última terça-feira (14), assumiram a liderança e agora só dependem das próprias forças para conquistarem o tetracampeonato inglês — algo até então inédito na história da competição.

A equipe de Pep Guardiola soma 88 pontos e mira uma vitória em casa, contra o West Ham, para confirmar o título. Caso empate ou perca, o clube de Manchester terá que secar o Arsenal. Com 86 pontos, os Gunners ocupam a segunda colocação do certame e encaram o Everton na rodada derradeira.

A conta do City é simples: vencer e erguer a taça. Perdeu ou empatou diante do West Ham? O Arsenal não pode bater o Everton.

Já a matemática do time de Arteta para faturar o caneco consiste em: vencer os Toffees e torcer por um tropeço do City.

Vale lembrar que o Arsenal possui saldo de gols superior ao City — +61 contra +60 — e por isso será campeão caso triunfe e o adversário de Manchester empate. Neste cenário, os times empatariam em pontos, e o saldo definiria o vencedor da Premier League.

Vaga em competições europeias

Liga Europa

Manchester City, Arsenal, Liverpool e Aston Villa. Estes são os quatro times mais bem colocados da Premier League, e isso não mudará na última rodada. Por isso, o quarteto já assegurou vaga na próxima edição da Champions League.

Em quinto lugar, com 63 pontos conquistados, o Tottenham hoje ocuparia a principal vaga inglesa na Liga Europa. Para assegurar tal posição, os Spurs precisam ao menos de um empate contra o lanterna e já rebaixado Sheffield United na última rodada.

No cangote do Tottenham está o Chelsea, que protagonizou arrancada insana nas últimas semanas. Os Blues ocupam o sexto lugar, com 60 pontos, e ainda sonham com classificação ao segundo principal torneio da Uefa. Vencer o Bournemouth e torcer por uma derrota dos Spurs é o mantra da equipe de Mauricio Pochettino.

Se permanecer onde está, o Chelsea carimba passaporte rumo à Conference League.

Conference League

Como citado acima, o Chelsea está em sexto lugar, o que lhe daria vaga na próxima edição da Conference League.

Na última rodada, o Newcastle, atual sétimo colocado, com 57 pontos, ainda sonha com classificação ao torneio europeu mais novo criado pela Uefa. Para alcançar tal objetivo, o time de Eddie Howe precisa vencer o Brentford e torcer por uma derrota do Chelsea. Assim, os Magpies terminariam à frente dos Blues pelo saldo de gols.

A situação do Manchester United é a mais complicada. Oitavo colocado, com 57 pontos, os Red Devils ainda têm chances matemáticas de terminarem em sexto, mas isso é praticamente impossível de acontecer.

A única possibilidade do United terminar a Premier League na sexta colocação seria a seguinte combinação: derrota do Chelsea + derrota ou empate do Newcastle + vitória dos Red Devils sobre o Brighton — com o adendo de tirar 16 gols de diferença no saldo de gols dos Blues.

O United, porém, tem um trunfo. A equipe de Erik Ten Hag está na final da Copa da Inglaterra, e enfrentará o Manchester City em Wembley. Caso vença o título do mata-mata nacional, os Red Devils asseguram vaga automática na Liga Europa.

IMPORTANTE: final da Copa da Inglaterra pode mexer com tudo

O campeão da Copa da Inglaterra ganha uma vaga para Liga Europa, e isso pode mexer na tabela da Premier League. Vamos aos dois cenários da final!

Por já estar garantido na Champions, um título do City levaria o sexto colocado da Premier League à Liga Europa e o sétimo à Conference. Já um título do United manteria o sexto colocado na Conference e o sétimo ficaria de mãos abanando.

Rebaixamento

Sheffield United e Burnley são os dois clubes rebaixados até o momento. A última ‘vaga’ na próxima Championship está entre outras duas equipes: Nottingham Forest e Luton Town.

O Forest é o atual 17º colocado, com 29 pontos, enquanto o Luton vem logo abaixo, em 18º, com 26. Quem se atenta apenas para curta diferença de pontos entre as equipes, pode até achar que a briga é acirrada. Mas não é. As chances dos Hatters se salvarem são puramente matemáticas, já que o time teria que golear o Fulham e torcer para o Forest ser goleado pelo Burnley.

Mesmo que os clubes empatem em pontos, atualmente o Forest tem 12 gols a mais de saldo e, por isso, deve confirmar a manutenção na elite do futebol inglês.

Confira todos os jogos da 38ª rodada da Premier League

  • Liverpool x Wolverhampton
  • Sheffield United x Tottenham
  • Luton Town x Fulham
  • Brighton x Manchester United
  • Manchester City x West Ham
  • Arsenal x Everton
  • Brentford x Newcastle
  • Crystal Palace x Aston Villa
  • Burnley x Nottingham Forest
  • Chelsea x Bournemouth
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo