O Liverpool chegou na zona europeia com a vitória diante do Brentford. É isso ou Klopp tem outro coelho na cartola?
Triunfo bastante econômico marcou a reação dos Reds na temporada, às custas do derretimento do Tottenham
O que parecia improvável, aconteceu: o Liverpool está na zona europeia, ainda que em quinto lugar, fora da Liga dos Campeões. Em uma temporada bastante irregular e com muitos tropeços surpreendentes, o time de Jürgen Klopp recuperou a força e agora vai em busca do G4. Neste sábado (6), os Reds bateram o Brentford por 1 a 0, em Anfield.
Bastante superior ao Brentford durante toda a partida e criando chances para construir um placar maior, o Liverpool saiu de campo com apenas um gol marcado. E tinha de ser logo de Mohamed Salah, o grande artilheiro dessa Era Klopp. O egípcio anotou o seu aos 12 minutos, em jogada de contragolpe. A defesa do Brentford tentou bancar o Milan de Arrigo Sacchi, saindo de maneira coordenada para provocar impedimento, mas a cartada deu errado. Virgil van Dijk recebeu pelo alto, sozinho, cabeceou para o lado e achou Salah, que marcou.
O gol tem grande significado para Salah: foi o 30º na temporada e o 100º em Anfield, o que o coloca em um seleto grupo de oito atletas que conseguiram tal feito. Mais importante ainda é o fato de que o atacante alcançou Steven Gerrard na lista dos maiores artilheiros da história do Liverpool, com 186 tentos. Os dois estão empatados na quinta colocação. O líder da estatística, e que não deve ser ultrapassado tão cedo, é Ian Rush, com 346 gols com a camisa dos Reds.
TEST Fixtures 11/10/24
V
Everton
0
Liverpool
1
England Premier League 05/10/24
V
Crystal Palace
0
Liverpool
1
UEFA Liga dos Campeões 02/10/24
V
Bologna
0
Liverpool
2
England Premier League 28/09/24
V
Wolverhampton
1
Liverpool
2
England EFL Cup 25/09/24
V
West Ham
1
Liverpool
5
Pelo jogo em si, não há muito o que comentar, a não ser o contexto geral em que a vitória está inserida. Depois de tanto penar para se aproximar da zona de classificação europeia, o Liverpool assume a quinta posição e encosta no Manchester United, que tem apenas um ponto a mais, embora possua dois jogos a menos do que os rivais. O que anima Klopp e seus comandados é que os Red Devils não conseguem manter a consistência e tropeços são esperados, como a derrota contra o Brighton, na última quinta-feira. No domingo, o United pega o West Ham, que ainda não afastou completamente o fantasma do descenso.
A grande notícia, claro, é o derretimento do Tottenham. Os Spurs até venceram o Crystal Palace neste sábado, mas não apagam tão rápido as manchas de recentes goleadas sofridas. E nada indica que eles conseguirão retomar o fôlego para ultrapassar o Liverpool nas rodadas que restam. A briga deve se limitar a Newcastle, United e Liverpool pelas duas vagas restantes na Champions. Pior para os Magpies, que enfrentam o Arsenal nesta jornada, também no domingo.
Toda a reconstrução que Klopp precisa fazer no Liverpool passa por estar na próxima edição da Champions. O orçamento de um classificado para a Liga Europa não permitirá grandes extravagâncias. É claro que não se pode duvidar da capacidade de Klopp em remontar a própria situação, mas aguardemos o que está reservado para o time que nunca caminha sozinho nas semanas decisivas da Premier League. Já vimos até gol de goleiro sair para garantir uma passagem para a Europa. Então é bom considerar todas as hipóteses quando o Liverpool está envolvido em algo.