Premier League

Novamente destaque em um acesso do Norwich à Premier League, Buendía dá salto de patamar para o Aston Villa

Melhor jogador da Championship na temporada, o argentino esnobou o Arsenal e assinou contrato de cinco anos com o Villa

Foi estranho chegar ao final da temporada 2019/20 da Premier League e ver que Emiliano Buendía permaneceria no Norwich. Apesar de cair de volta à segunda divisão logo em seu primeiro ano na elite, os Canários conseguiram manter o argentino, que havia sido um dos destaques positivos em um ano complicado. Havia interesse nele, mas nada se concretizou, e lá foi o jogador para mais uma campanha na Championship. Depois de um sucesso ainda maior que os anteriores, Buendía enfim é recompensado com um salto de nível, assinando com o Aston Villa por cinco anos.

A contratação do ponta direito foi confirmada nesta quinta-feira (10) por ambos os clubes. Em seu site, o Norwich destacou que a transação era sua venda recorde, enquanto o Aston Villa apontou a chegada do argentino como sua contratação recorde. Nenhum dos clubes informou o valor, mas a imprensa inglesa fala em £ 33 milhões iniciais, que podem chegar a até cerca de £ 40 milhões. O Arsenal também estava no páreo, mas não seduziu mais que o Villa.

O alto valor não é exatamente um absurdo, mas, sim, referendado pelo crescimento do ponta nos últimos anos. Buendía foi um achado do Norwich. O argentino, que tinha contrato com o Getafe, havia defendido a Cultural Leonesa, na segunda divisão espanhola, em 2017/18 e assinou com os Canários no verão de 2018. Rapidamente, tornou-se uma figura importante na equipe de Daniel Farke, como um dos protagonistas do acesso em 2019 à Premier League, contribuindo com oito gols e 12 assistências só na Championship.

Em 2019/20, se coletivamente o Norwich teve uma temporada infeliz, em que o salto à elite foi maior que a perna, individualmente Buendía se destacou. Com o rebaixamento dos Canários, era de se imaginar que o seu valor abaixaria e algum clube maior o contrataria, mas, apesar de haver interessados, como o Arsenal, nada se concretizou.

Nesta temporada, Buendía não só manteve sua regularidade como multiplicou seu protagonismo. Com participação direta em 32 gols na Championship (15 gols e 17 assistências), foi o grande destaque de mais um acesso do Norwich à primeira divisão e recebeu os louros por isso: prêmios de melhor jogador do clube e melhor do campeonato, além de sua primeira convocação para a seleção argentina, para os jogos desta Data Fifa nas eliminatórias da Copa do Mundo.

Agora, por fim, Buendía ganha o reconhecimento final de sua evolução ao se juntar a um clube de uma prateleira acima. O Aston Villa de Dean Smith, que havia subido junto com o Norwich em 2019, se manteve na Premier League desde então e, mais do que isso, mostrou uma significativa evolução na temporada 2020/21 ao passar o primeiro terço do campeonato como uma das equipes de melhor colocação na tabela, escrevendo no caminho um capítulo especial com a chocante goleada por 7 a 2 sobre o então detentor do título, o Liverpool, em outubro de 2020.

Se o nível do Villa caiu posteriormente, parte importante disso se deveu à falta de profundidade de elenco, e Buendía é um excelente nome para começar a remediar isso – ao empurrar alguém para o banco, é claro, considerando sua qualidade. Evidentemente, há um limite ao que uma equipe da estatura do clube de Birmingham pode fazer a curto prazo, mas a aposta no argentino é um excelente primeiro passo, especialmente pensando na possibilidade de que agora Jack Grealish irá partilhar com alguém parte do pesado fardo criativo.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!