Premier League

Minamino é uma barganha tão grande que sequer representa um risco ao Liverpool

O Liverpool anunciou nesta quinta-feira (19) a contratação do ponta Takumi Minamino, de 24 anos, que pertencia ao Red Bull Salzburg, por apenas £ 7,25 milhões, em um vínculo de quatro anos e meio. Uma barganha tão grande que sequer representa um risco ao time de Jürgen Klopp, que só tem a ganhar com a chegada do japonês.

[foo_related_posts]

Revelado pelo Cerezo Osaka, Minamino chegou ao Salzburg em janeiro de 2015 e, mesmo em pouco tempo naquela temporada, mostrou seu potencial, marcando três gols em cinco partidas na campanha 2015/16. Aquele desempenho inicial foi apenas uma mostra do que o habilidoso ponta faria pelo time da Áustria nos anos seguintes.

Em 199 partidas pelo atual campeão austríaco, marcou 64 gols e deu 44 assistências, números de destaque que o mantiveram sempre no radar do Liverpool. Pela boa relação do clube inglês com os austríacos, os Reds sabiam da baixíssima cláusula de rescisão do jogador, e o desempenho de Minamino contra o campeão da Champions League, sobretudo na partida em Anfield, vencida por 4 a 3 pelo time de Klopp, foi o suficiente para que a equipe de Merseyside soubesse que estava fazendo a coisa certa ao ir atrás do japonês.

Naquele jogo na Inglaterra, Minamino brilhou com um gol e uma assistência, além de aproveitar a ocasião para demonstrar todas as suas habilidades: velocidade, boa condução com a bola, dribles, visão de jogo, passes precisos e, sobretudo, a inteligência para transitar entre as linhas de defesa adversária e causar estrago.

Klopp, em entrevista ao site oficial do Liverpool, deu um vislumbre de toda a qualidade que vê no japonês, destacando, além dos pontos acima, o seu trabalho coletivo. “Ele é corajoso com a bola, mas também corajoso sem ela, um verdadeiro jogador de equipe. Tira o melhor de si pelo benefício dos outros.” Ou seja, exatamente o perfil deste poderoso Liverpool montado pelo técnico alemão.

Minamino será oficialmente jogador do Liverpool a partir de 1º de janeiro, quando a janela de transferências de inverno abre. Segundo o Guardian, estará disponível para se juntar à equipe para o confronto contra o Everton, pela Copa da Inglaterra, já em 5 de janeiro. Tem boas chances de estrear.

Podendo atuar aberto pelas pontas, mas também próximo ao atacante central, será interessante ver quais papeis Minamino assumirá neste Liverpool que já joga redondo.

Aos Reds, a contratação não poderia ser melhor: barato, com experiência de Champions League e em alta no futebol europeu por seu desempenho nesta primeira metade de temporada, Minamino é ainda um dos nomes principais da seleção japonesa (com 11 gols em apenas 22 jogos) e deverá impulsionar ainda mais a popularidade já grande do Liverpool em um mercado importante como o japonês.

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo