McTominay viveu outra noite artilheira e deu ao United uma merecida e importante vitória sobre o Chelsea
Em jogo intenso, digno de Premier League, volante escocês marca duas vezes e garante triunfo do Manchester United em Old Trafford
Manchester United x Chelsea sempre é promessa de jogão. E o clássico desta quarta-feira (6), disputado em Old Trafford, confirmou tal premissa. Em partida válida pela 15ª rodada da Premier League, as equipes fizeram duelo intenso e pegado. Venceu quem criou mais oportunidades e infernizou a defesa adversária: os Red Devils. O time de Erik Ten Hag contou com noite inspirada de McTominay e bateu os Blues por 2 a 1.
Com o triunfo, o Manchester United foi a 27 pontos e subiu para a sétima colocação da Premier League. Entretanto, vale destacar que o Newcastle ainda joga na rodada e pode ultrapassar os Red Devils. O Chelsea, por sua vez, segue sua sina irregular no campeonato e ocupa só o 10º lugar, com 19 pontos.
United ‘amassa' Chelsea, mas não traduz superioridade em vantagem no primeiro tempo
O início de jogo foi marcado por um United melhor e bem mais a vontade em campo. Logo aos dois minutos, Dalot fez bonita jogada individual pelo lado direito e deixou Bruno Fernandes na boa para experimentar a finalização de fora da área. O meio-campista português tentou, mas mandou por cima da meta. Na sequência, mais Red Devils no ataque. Luke Shaw serviu Rasmus Højlund em progressão entre a zaga do Chelsea. O sueco chutou de primeira e obrigou Robert Sánchez a fazer defesa providencial.
Além de perdido em campo, o Chelsea mostrou nervosismo e precipitação. Com 6′ no relógio, Enzo Fernández pisou no pé de Antony dentro da área e assumiu o risco. O VAR denunciou e o árbitro apontou para marca da cal. Pênalti. Bruno Fernandes cobrou e… Sánchez pegou! O arqueiro espanhol, tão questionado pelos torcedores dos Blues, acertou o canto e impediu que os donos da casa abrissem o placar.
Depois de um começo apático e confuso, o Chelsea se animou com o pênalti desperdiçado por Bruno Fernandes e tentou entrar no jogo. Amrabat errou passe no meio-campo e Cole Palmer interceptou. A bola espirrada caiu nos pés de Nicolás Jackson, que acionou Mudryk em velocidade. O ponta-esquerda ucraniano invadiu a área e arrematou na trave. Apesar do respiro, os Blues voltaram a pecar na defesa, e dessa vez o United não perdoou. Aos 18′, Bruno Fernandes achou Garnacho no lado esquerdo e o argentino cruzou rasteiro para área. Maguire teve finalização bloqueada, mas McTominay não. O volante escocês fuzilou a meta visitante e inaugurou o marcador.
Inspirado, McTominay por pouco não ampliou. Em cruzamento preciso, Bruno Fernandes colocou na cabeça do volante, que testou consciente e parou em defesa com os pés de Sánchez. No ataque seguinte, quase o Chelsea fez jus ao ditado ‘quem não faz, leva' (ainda não era o momento). Lançado por Caicedo, Sterling partiu em velocidade pelo campo de ataque arrastando os defensores dos Red Devils. Nicolas Jackson acompanhou o inglês e recebeu cara a cara com Onana. No entanto, o atacante senegalês optou por dominar e acabou abafado pelo arqueiro.
O Manchester United foi amplamente dominante na etapa inicial, mas 1 a 0 é sempre um placar perigoso no futebol e o Chelsea sabia disso. Mesmo sofrendo defensivamente, os Blues mostraram desenvoltura no ataque e foi exatamente assim que chegaram ao empate aos 44′. Thiago Silva descolou lindo passe para Mudryk no meio-campo e desconcertou a marcação do time de Ten Hag. Livre, leve e solto, o ucraniano levantou a cabeça e encontrou Palmer na entrada da área. O jovem e talentoso camisa 20 fez Lindelof de bobo, e com uma tacada de bilhar no cantinho de Onana empatou o duelo.
McTominay ataca de artilheiro (de novo) e dá vitória aos Red Devils
Diferente do primeiro tempo, o início do Chelsea na etapa complementar foi mais seguro e equilibrado. Isso deu tranquilidade a equipe de Mauricio Pochettino, sobretudo na transição defesa-ataque. Em escanteio cobrado por Mudryk, Reece James desviou no primeiro pau e achou Nick Jackson, que cabeceou por cima. Era a segunda grande chance desperdiçada pelo senegalês no jogo. A resposta do Manchester United saiu dos pés de Antony, que tentou finalização de fora da área, mas acabou bloqueado por Thiago Silva.
Os Red Devils melhoraram e cresceram em volume ofensivo, enquanto os Blues voltaram a estratégia de explorar os contra-ataques. Melhor para os donos da casa. Aos 24′, Sergio Reguilón abriu jogada com Garnacho, que cruzou na direção de McTominay. O camisa 39 ganhou a disputa com Colwil e, de cabeça, estufou as redes de Sánchez. Noite artilheira do volante escocês em Old Trafford.
O Chelsea sentiu o segundo gol de McTominay, voltou a pecar na saída de bola e a sofrer defensivamente. Aos 35′, Garnacho ficou perto de ampliar em chute cruzado, rente à trave. Pochettino percebeu o mau momento da equipe e tentou fazer algo. O técnico argentino lançou Broja em campo e o centroavante albanês passou a atuar ao lado de Nick Jackson no ataque. Quase deu certo. O camisa 19 chegou a cabecear bola na trave.
Estatísticas de Manchester United 2 x 1 Chelsea – Premier League 2023/24
- Posse de bola: 44% x 56%
- Faltas: 12 x 12
- Chutes: 28 x 13
- Chutes no gol: 9 x 3