Manchester City pode ser expulso da Premier League
Manchester City é acusado de cometer mais de 100 irregularidades de Fair Play financeiro desde 2009; punição a Everton e Forest pioram a situação
Nesta temporada, Everton e Nottingham Forest foram punidos com redução de pontos por violações do Fair Play financeiro da Premier League. E o próximo alvo de investigação das autoridades é o Manchester City, que pode se dar mal. Muito pior do que Everton e Forest, que lutam para não ser um dos três rebaixados.
Em conversa com Pete O'Rourke, do site e podcast Football Insider, Keith Wyness, ex-CEO de Aston Villa e Everton, afirmou que há a possibilidade do Manchester City ser expulso da principal competição da Inglaterra, já que há 115 acusações de irregularidades financeiras, desde a temporada 2009/2010.
– Pela primeira vez, notei a palavra expulsão surgindo no relatório da audiência de Nottingham Forest. O City também deve ter percebido isso. Ainda não sabemos o que vai acontecer e eles (Manchester City) têm todo o direito de se defender, mas a expulsão parece estar em jogo, dada a gravidade do que supostamente aconteceu. No entanto, ainda não vimos as evidências e precisamos vê-las funcionar mais cedo ou mais tarde.
Vale lembrar que ainda em novembro, foi anunciada uma punição de −10 pontos para o Everton, por violar as Regras de Lucratividade e Sustentabilidade (PSR) da Premier League. Porém, em fevereiro, o caso foi revisto e a punição caiu para −6 pontos. Atualmente os Toffees ocupam a 16ª posição do campeonato inglês, com 25 pontos. O último punido foi o Nottingham Forest, pela mesma razão, mas com a diferença de ter perdido 4 pontos na edição atual da Premier League. A redução fez com que o time fosse parar na 18ª colocação, sendo agora o primeiro time da zona de rebaixamento, a apenas um ponto do Luton Town, no 17º lugar.
Possibilidade é bastante real
Advogado especialista em direito esportivo da Inglaterra, Mark Rovell deu entrevista ao site Team Talk, e explicou que a expulsão de um time da Premier League é possível em caso de violações mais graves.
– Quando uma violação do PSR for menor, caberá a outras comissões determinar se alguma dedução de pontos é necessária, apropriada ou proporcional. Mas se a violação for adequadamente descrita como ‘grave', então pode ser que mesmo uma sanção muito severa, como a expulsão, seja mais apropriada.
Se preparando para as acusações e julgamentos que virão, o Manchester City já começou a se defender. O clube nega que tenha cometido qualquer irregularidade de Fair Play financeiro. As acusações foram feitas ainda no ano passado. Porém, a decisão envolvendo o atual campeão inglês e da Champions League deve ficar só para o segundo trimestre de 2025.
Guardiola poderia deixar o time
Caso a Premier League seja rígida da mesma maneira que foi com Everton e Nottingham Forest, os Citizens de fato devem sofrer graves consequências, já que foi acusado de 115 irregularidades, como uma possível expulsão do campeonato. E segundo a imprensa inglesa, o primeiro a deixar o barco seria o técnico Pep Guardiola caso de fato o clube seja rebaixado.
Na conversa com o ex-CEO de dois clubes ingleses, Pete O'Rourke, que também é jornalista, revelou que de fato o Manchester City pode ter problemas, até por estar sendo menos cooperativo do que os outros dois punidos. Na conversa, ele exige que a Premier League puna o clube com a mesma severidade dos outros, caso de fato seja culpado.
– Me parece que as acusações contra o Manchester City são muito mais complexas do que as de Everton e Nottingham Forest. Parece que o City não tem sido tão cooperativo quanto os outros dois clubes, e talvez seja por isso arrastado. É o elefante na sala com as 115 cargas que pairam sobre eles. Isso faz a Premier League parecer uma farsa e é uma verdadeira zombaria da liga que nada tenha sido feito contra eles enquanto vemos acusações contra Everton e Forest. Foram duas (acusações) contra o Everton e uma contra o Forest, mas o City tem 115.
Se em campo Guardiola e os atletas seguem em disputa de mais um título da Premier League, fora de campo os advogados do clube também terão muito trabalho. As punições dos outros times deixaram tanto o City quanto a própria Premier League em uma situação bastante complexa. Caso cumpra à risca seu regulamento, um dos principais ativos da competição deixará o campeonato, e provavelmente seus astros e treinador. Enquanto isso, os rivais cobram que a justiça seja feita de forma igualitária.