Manchester City depende só dele para fazer história na Premier League: azar do Everton (e do Liverpool)
Manchester City vem embalado e pela liderança para encarar um cada vez mais decadente Everton na Premier League

Era novembro ainda e o Manchester City vivia sua pior fase na temporada, uma das piores nos últimos anos, quando os Citizens se acostumaram a, além de ganhar muito, ganhar fácil. Naquela época, Pep Guardiola dava entrevistas tranquilo, falando que era só uma fase e seu time, mesmo que estivesse alguns pontos atrás dos então líderes Liverpool e Arsenal, era sim candidato ao título, o quarto consecutivo, algo que ninguém nunca conseguiu na Premier League. Chegamos a fevereiro e… Guardiola estava mais do que certo, é claro. E neste sábado (10), diante de um Everton em eterna crise, o City continuará sua ótima fase rumo ao favoritismo de ser, pela quarta vez seguida, campeão do Campeonato Inglês.
O Manchester City chega à partida deste sábado em sua melhor forma em muito tempo. São sete vitórias em seus últimos sete jogos, envolvendo aí partidas válidas tanto pela Premier League quanto pela Copa da Inglaterra. Não a toa, o City saiu do que muitos consideravam uma crise no final do ano passado para, agora, depender apenas de si para tomar a liderança e ser campeão inglês de novo. Dois pontos atrás do líder Liverpool, os Citizens têm um jogo a menos e ainda farão confronto direto contra o atual primeiro colocado — jogando fora de casa, é verdade, mas apenas daqui um exato mês.
Se a fase do Manchester City foi revertida, definitivamente não podemos dizer o mesmo do Everton. O time de Liverpool vive uma crise que parece sem fim, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Perdeu dez pontos por não cumprir com determinações financeiras da Premier League, o que, obviamente, atrapalha muito, mas tem feito uma campanha péssima em campo. Sinal disso são os seis jogos sem vitória que os Toffees atravessam no momento, incluindo aí uma derrota para o City no jogo válido pelo primeiro turno.
Como Manchester City chega para o jogo contra o Everton?
O Manchester City fechou a última rodada da Premier League jogando na segunda-feira (5), fora de casa, contra o Brentford, justamente a equipe do jogo adiado que os Citizens têm a fazer. A equipe comandada por Pep Guardiola saiu atrás, deu um susto em seus torcedores, mas foi avassaladora no segundo tempo, com Phil Foden marcando os três gols do City na partida e dando a vitória importantíssima ao time de Manchester.
Agora, contra o Everton, o Manchester City mais uma vez quer aproveitar a fragilidade de seu adversário. Pelo primeiro turno, jogando fora de casa, os Citizens venceram tranquilamente, por 3 a 1, e querem repetir a dose. Para isso, contam com dois jogadores que não puderam atuar naquela partida por estarem lesionados e, hoje, são basicamente os dois melhores do time: o meio-campista belga Kevin De Bruyne e o atacante norueguês Erling Haaland.
De Bruyne está completamente recuperado e apto para jogador após a lesão que o tirou de basicamente toda a metade da primeira temporada, não atuando na fase de grupos da Champions League e sequer sendo inscrito na disputa do Mundial de Clubes. Mas, agora, o belga voltou 100{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} e, de cara, já foi uma adição que caiu perfeitamente nessa fase decisiva que o City vive em várias competições.
Já Haaland ainda está em uma fase menos avançada, recuperando ritmo de jogo e, contra o Brentford, fez seu primeiro jogo como titular desde dezembro, quando ficou inapto a jogar. Diante do Everton, o norueguês quer acabar com seu tempo sem balançar as redes: lesionado e quase dois meses afastado, ele marcou pela última vez na fase de grupos da Champions, em 28 de novembro, diante do RB Leipzig.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como o Everton chega para o jogo contra o Manchester City?
Se o Manchester City está totalmente recuperado do “momento ruim” que teve na temporada, o mesmo não pode se dizer do Everton, sem ganhar uma partida sequer na Premier League há seis jogos, eliminado da Copa de Inglaterra e, pior que tudo isso, primeiro time a figurar na zona de rebaixamento do Campeonato Inglês, com 19 pontos conquistados — seriam 29 e um meio de tabela até confortável não fosse a punição por não seguir regras financeiras internas do futebol inglês.
Nas últimas três partidas que jogou na Premier League, o Everton não perdeu, mas também não ganhou e chega ao jogo contra o Manchester City com três empates consecutivos. O resultado, hoje, seria considerado quase que uma vitória por conta do adversário, mas até mesmo a torcida dos Blues sabe que será muito difícil, para não dizer impossível, segurar o melhor ataque do Campeonato Inglês e, pior ainda, fora de casa.
Isso mesmo com o Everton — pasme — sendo um dos melhores visitantes da Premier League. Atualmente, são 17 pontos conquistados fora de casa e 12 jogando no Goodison Park, sexto melhor desempenho geral como visitante no Campeonato Inglês. Sempre é bom lembrar que essa contagem não deduz os dez pontos que a equipe perdeu por conta de sua punição. É nessa esperança que se agarra a torcida do Everton para atrapalhar o Manchester City na tentativa de fazer história com seu quarto título seguido, se ajudar na tabela e, mesmo que sem querer, dar uma força ao arquirrival Liverpool.