Premier League

O (quase) rebaixado Burnley vai pagar pela derrota do Liverpool no clássico?

Liverpool teve sequência sem derrotas na Premier League, que durava desde setembro, destruída pelo Arsenal e, agora, terá o vice-lanterna Burnley para voltar a sorrir

Uma derrota para lá de dolorida, mas que tem de ser deixada para trás neste sábado (10). O Liverpool receberá o Burnley, pela Premier League, às 12h00 (horário de Brasília) tentando deixar no passado o resultado negativo obtido contra o Arsenal na última rodada, que tirou das mãos dos Reds a liderança tranquila do Campeonato Inglês. Agora, a equipe liderada por Jürgen Klopp, que deixará o comando ao final da temporada, pode perder a ponta na tabela se o Manchester City vencer o jogo a menos que lhe falta.

Depois de se manter invicto na Premier League por três meses, o Liverpool jogou mal e sucumbiu diante do Arsenal, fora de casa. Os Gunners, inclusive, encostaram e estão a apenas dois pontos dos Reds, mas não dependem mais apenas de si para passar, uma vez que os dois confrontos diretos já ocorreram. Para se recuperar, no entanto, nada melhor para o time de Klopp: vem por aí o Burnley, segundo pior time do Campeonato Inglês no momento.

O Burnley subiu com expectativas e, comandado por Vincent Kompany, ainda não deu conta do alto nível da primeira divisão. Venceu apenas três vezes no torneio e, hoje, ao lado do Sheffield United, que também retornou à elite nesta temporada, é um virtual rebaixado: tem 13 pontos na tabela contra 19 do Everton, primeiro time na zona de rebaixamento neste momento. Uma situação que só tem a piorar diante do forte adversário deste final de semana.

Como Liverpool chega para o jogo contra o Burnley?

O Liverpool não perdia na Premier League desde 30 de setembro do ano passado, quando foi derrotado fora de casa pelo Tottenham. Novamente em Londres, sofreu sua segunda derrota nesta temporada no Campeonato Inglês, mas, por conta do jogo a mais que tem em relação ao Manchester City, manteve a ponta da tabela da competição. Situação, no entanto, que não depende mais dos Reds para ser mantida de imediato, mas que pode ser consertada no duelo a ser feito, confronto direto, contra os Citizens.

O Liverpool esteve longe de seus melhores dias diante do Arsenal e, por isso, precisa retomar não apenas o caminho das vitórias, mas também do bom futebol diante do Burnley. No fim de semana passado, os Reds foram totalmente irreconhecíveis, ainda mais por virem de uma goleada maiúscula contra o Chelsea, em Anfield, e a derrota diante dos Gunners acabou sendo extremamente justa. O revés ainda vai custar um pouco ao técnico Jürgen Klopp, que perdeu Ibrahima Konaté por expulsão e já tem certeza de que não poderá contar com o zagueiro francês neste sábado.

Se não poderá contar com Konaté, Jürgen Klopp poderá ter como seu principal reforço o egípcio Mohamed Salah. Ele se lesionou defendendo o Egito na Copa Africana de Nações e, desde então, está afastado e se recuperando nas dependências do Liverpool. A expectativa mais otimista é de que ele possa, se não ser titular, ter alguns minutos valiosos diante do Burnley para estar totalmente pronto no próximo jogo, diante do Brentford. Seria de suma importância para os Reds neste momento, já que Salah é melhor jogador e artilheiro do time na Premier League, com 14 gols e oito assistências nas 20 partidas que disputou no torneio — todas como titular.

Como o Burnley chega para o jogo contra o Liverpool?

Quando subiu para a primeira divisão ao final da temporada passada, o Burnley criou certas expectativas de que poderia se manter na elite neste ano, o que dificilmente vai acontecer. O futebol apresentado pelo time comandado por Vincent Kompany, o ex-zagueiro da Bélgica, foi bom e convincente na segunda divisão, mas esteve e ainda está bem longe de ser minimamente suficiente na Premier League.

São apenas três vitórias conquistadas em 23 jogos disputados, com 16 derrotas e quatro empates completando o cartel do Burnley na atual edição da Premier League. Afundado na zona de rebaixamento, o time está seis pontos atrás do Everton, primeiro time que seria rebaixado se o Campeonato Inglês terminasse hoje, e deixar a degola parece uma missão quase impossível no momento.

O Burnley vive uma fase ainda pior em 2024, ano no qual não ganhou uma partida sequer. Estreou sendo eliminado pelo Tottenham da Copa da Inglaterra em 5 de janeiro e, pela Premier League, fez apenas três jogos até agora: empatou com o Luton Town em casa, perdeu do Manchester City fora e empatou, novamente como mandante, diante do Fulham. Agora, se prepara para uma sequência bastante dura, enfrentando o Liverpool neste sábado e o Arsenal na semana que vem. Sim, só um milagre tira os comandados de Vincent Company da segunda divisão na temporada que vem.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo