Premier League

Klopp recebe gancho de duas partidas e multa de £75 mil por críticas ao árbitro Paul Tierney após o Liverpool 4×3 Tottenham

Com um histórico de críticas a árbitros na Inglaterra, Klopp não estará à beira do campo neste final de semana

A Football Association anunciou uma punição de duas partidas de suspensão e multa de £75 mil a Jürgen Klopp. O treinador do Liverpool foi sancionado por causa dos comentários sobre a arbitragem feitos após a vitória sobre o Tottenham por 4 a 3, em 30 de abril. Klopp comemorou o gol da vitória correndo para o quarto árbitro, John Brook. Já na saída do estádio, o alemão acusou o árbitro principal Paul Tierney de ser “tendencioso” contra o Liverpool. “Temos nossa história com Mr. Tierney. Eu realmente não sei o que esse homem tem com a gente, realmente não sei. Sempre dirá que não há nada, mas não é verdade. Não pode ser. Eu não entendo isso. Não sei se sou eu, pela maneira como ele olha para mim”, afirmou o técnico na ocasião.

Klopp terá que cumprir efetivamente apenas um jogo de suspensão. Assim, o treinador não estará à beira do campo neste final de semana, quando o Liverpool enfrenta o Aston Villa pela Premier League, em Anfield. A ausência do treinador é importante, especialmente pelo peso do confronto direto entre duas equipes que seguem no páreo pelas vagas nas copas europeias. A outra partida de gancho só será cumprida se o alemão for reincidente até o final da temporada 2023/24.

“Jürgen Klopp admitiu que seus comentários a respeito do árbitro da partida nas entrevistas depois do jogo constituem uma conduta imprópria, pois implicam um ataque, questionam a integridade do árbitro, são pessoais, ofensivos e trazem descrédito ao jogo”, apontou a FA, em sua nota oficial. Conforme a federação, os comentários de Klopp tinham sido “altamente impróprios e simplesmente irresponsáveis”. Também salientou que foi um “exemplo particularmente sério de má conduta envolvendo comentários na imprensa sobre um árbitro”.

Klopp possui um histórico disciplinar que pesa contra si. O treinador já foi punido três vezes nos últimos cinco anos por comentários relativos aos árbitros na Inglaterra. A sanção mais recente havia acontecido em novembro. De qualquer maneira, chama atenção que o valor da multa que o alemão precisará pagar é 50% superior ao aplicado sobre Ivan Toney, punido em £50 mil e suspenso por oito meses ao cometer 232 violações sobre as regras de apostas esportivas na Inglaterra.

O Liverpool venceu o Tottenham por 4 a 3 em Anfield, numa partida decidida apenas aos 49 do segundo tempo. Diogo Jota, autor do gol da vitória, poderia ter sido expulso minutos antes, numa disputa de bola em que acertou a cabeça de Oliver Skipp, mas ganhou apenas o amarelo. A arbitragem, contudo, também aliviou para Skipp num lance anterior, que poderia ter rendido o vermelho ao meio-campista por uma entrada dura em Luis Díaz.

Publicamente, Klopp tinha pedido desculpas dias após o ocorrido: “Lamento minha reação naquele momento imediato em que corri ao quarto árbitro e aceitei que a advertência era justificada. Da mesma forma, sinto muito pelo tom e pelo conteúdo da minha entrevista depois do jogo. Embora não fosse minha intenção, aceito agora que parece que eu estava questionando a integridade de Mr. Tierney. Assumo isso. Para ser absolutamente claro, sei que ele e outros árbitros fazem seu trabalho sem serem tendenciosos ou com intenções pré-concebidas”.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo