Premier League

Kane comemora novo prêmio individual, mas admite frustração com falta de títulos no Tottenham

Atacante foi escolhido como melhor jogador da Premier League baseado em Londres, mas falou de sentimento "agridoce" com falta de conquistas coletivas

Premiado como melhor jogador da Premier League baseado em Londres no ano, no London Football Awards 2021, Harry Kane ficou feliz de ganhar uma nova honraria individual, tendo conquistado no passado prêmios como a Chuteira de Ouro do Campeonato Inglês e duas vezes o de jogador inglês do ano, entre outros. Entretanto, o atleta deixou transparecer sua frustração pela falta de conquistas coletivas com o Tottenham. Uma reação natural, mas que reforça o temor da torcida dos Spurs de que seu principal jogador possa desejar respirar novos ares no futuro.

Kane foi escolhido Jogador da Premier League do Ano no London Football Awards, batendo seu companheiro de clube Heung-min Son, Mason Mount, do Chelsea, e a dupla Declan Rice e Tomas Soucek, do West Ham. Em entrevista à Sky Sports após a premiação, falou do sabor agridoce do prêmio.

“Quando olhar para trás ao fim da minha carreira, (prêmios individuais) são coisas pelas quais vou passar e parar para ver, mas o objetivo agora, como jogador, é vencer troféus coletivos. Por mais que isso seja ótimo (vencer o prêmio de melhor jogador da Premier League), quero vencer os maiores prêmios coletivos. Não estamos fazendo isso. São emoções contraditórias, mas é isso aí. Estou orgulhoso de vencer o prêmio, tem sido uma boa temporada em campo.”

Kane destacou suas raízes na cidade de Londres como um sabor extra ao prêmio, em uma fala à qual o mais otimista dos torcedores do Tottenham pode se agarrar para acreditar na continuidade de seu craque no clube.

“Sou de Londres, então, crescendo aqui e tendo essa sensação local, não tem nada melhor do que jogar por sua equipe local, com aqueles com quem você cresceu. Londres sempre terá um lugar especial em meu coração. Venho daqui, e boa parte da minha família está aqui. É um prêmio especial de se vencer. Existem muitos grandes jogadores em Londres, vencer este prêmio é uma grande conquista”, comemorou.

Em 2017, o atacante havia declarado que, “se em três anos eu não tiver vencido alguns títulos, será decepcionante”. Desde então, chegou à decisão de uma Champions League e de uma Copa da Inglaterra, mas acabou derrotado nas duas ocasiões, a mais recente delas no final de semana passado, contra o City.

A continuidade de Harry Kane no Tottenham, no momento, não está declaradamente em risco, mas as falas acima podem ser indícios de que a falta de títulos poderá pesar em uma possível decisão futura. O atacante estreou pelo clube em 2011, cresceu lentamente de patamar até virar uma estrela da Premier League, mas não viu esse crescimento ser chancelado por um troféu sequer.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo