Jürgen Klopp diz claramente que quer manter Roberto Firmino no Liverpool
"Eu disse isso antes: sim, quero mantê-lo no clube", afirmou o técnico alemão após a vitória sobre o Wolverhampton

Roberto Firmino é o único do famoso trio de ataque do Liverpool que ainda não definiu o seu futuro. Os três chegaram ao fim da temporada passada entrando no último ano de contrato. Sadio Mané saiu para o Bayern de Munique, Mohamed Salah renovou. O brasileiro, porém, começou a cumprir seus últimos seis meses de vínculo e ainda não se tem ideia do que fará. Jürgen Klopp, porém, sabe exatamente o que quer: manter um dos seus jogadores favoritos em Anfield.
Klopp disse claramente após a vitória por 1 a 0 do Liverpool fora de casa contra o Wolverhampton que, se depender dele, renovaria contrato com o brasileiro que herdou de Brendan Rodgers quando assumiu o clube. “Eu disse isso antes: sim, eu quero mantê-lo no clube”, afirmou o técnico. Com lesão na panturrilha, Firmino foi desfalque contra os Lobos e deve continuar afastado por mais alguns jogos.
O “coração e a alma do Liverpool”, como descreveu Klopp no fim de julho, Firmino passou a ter menos espaço no time titular nos últimos anos, com as chegadas de Diogo Jota e Luis Díaz, mas estava sendo o melhor jogador do time antes da pausa para a Copa do Mundo. Marcou nove gols e deu quatro assistências em 21 partidas.
A chegada de Cody Gakpo em janeiro poderia ser um indicativo de que o Liverpool não renovará com Firmino porque, com todo mundo saudável, os Reds terão Mohamed Salah, Darwin Núñez, Luis Díaz, Diogo Jota, Firmino e Gakpo para o setor ofensivo, e durante a passagem de Klopp nunca foi a política manter uma rotação tão ampla de jogadores importantes e de salários altos – sem contar Fábio Carvalho e Harvey Elliott, meias-atacantes jovens que também atuam no ataque.
No entanto, poucos sabem interpretar o estilo de Klopp como Firmino, um atacante difícil de ser substituído pela sua inteligência de movimentação, índice de pressão e capacidade de recuar para ser um meia criativo. Além disso, a experiência do jogador de 31 anos pode ser útil para a reconstrução que o técnico alemão precisará conduzir de maneira mais acelerada a partir da próxima temporada.
Afinal, o Liverpool continua em má fase, com duas derrotas seguidas pelo Campeonato Inglês, levando três gols de Brentford e Brighton, e aparece em nono lugar na tabela, a dez pontos de uma vaga na próxima Champions League.