Ex-Cruzeiro deve estrear na Premier League neste fim de semana
O centroavante revelado pelo Cruzeiro, Igor Thiago, deu um belo cartão de visitas em sua estreia pelo Brentford, marcando duas vezes na goleada por 5 a 2 no AFC Wimbledon em um amistoso disputado em 20 de julho. Mas ele ainda não estreou na Premier League.
No mesmo amistoso, o atacante sofreu uma lesão no menisco e acabou perdendo os quase quatro primeiros meses da temporada. Esperava-se, inclusive, que o jogador não atuasse mais em 2024.
Porém, o centroavante fez um trabalho de dois períodos e acelerou o processo de recuperação. Agora, ele está 100% recuperado e foi relacionado para o próximo jogo do Brentford, contra o Everton neste sábado (23), 12h (horário de Brasília), no Goodison Park, pela 12ª rodada da Premier League.
A Trivela apurou que ele já poderia ter atuado por pelo menos 30 minutos nas últimas duas rodadas, contra Fulham e Bournemouth, mas o técnico Thomas Frank, junto do departamento médico, decidiu preservar o jogador. Agora ele está pronto para atuar os 90 minutos, ainda que um pouco fora de ritmo.
Trajetória de Igor Thiago até a Premier League
Igor Thiago surgiu no Cruzeiro em 2020 e foi importante para o clube mineiro em duas disputas de Série B do Campeonato Brasileiro. Chamou a atenção do Ludogorets, da Bulgária, onde conseguiu se destacar rapidamente até assinar com o Club Brugge, da Bélgica.
No clube belga, viveu a melhor fase de sua carreira. Marcou 29 gols e deu seis assistências em 55 jogos.
Na última janela, Igor Thiago recebeu duas propostas de valores parecidos de clubes da Premier League. Uma do West Ham, intermediada pelo ex-jogador brasileiro Naldo, e outra do Brentford.
O brasileiro, acompanhado de seus representantes, encontrou Thomas Frank em Lille, na França, na época. O treinador fez uma apresentação mostrando como queria utilizar Igor Thiago.
O técnico inglês apresentou uma montagem em vídeo com os lances do brasileiro no Club Brugge e explicou como o jogador se encaixaria perfeitamente no seu estilo de jogo, pois o atacante fazia exatamente o que o treinador queria.
Mostrou também onde o jogador errou e deu instruções do que seria o melhor a fazer. Assim, Thomas Frank convenceu Igor Thiago e seus representantes, mesmo com o Brentford lutando para não cair e o West Ham, campeão da Conference League, disputando as quartas de final da Europa League.
Sem Ivan Toney, vendido para o Al-Ahli, da Arábia Saudita, o Brentford acabou fechando com Igor Thiago por cerca de 30 milhões de libras (R$ 212 milhões na cotação da época), contratação mais cara e primeiro brasileiro da história do clube.
Em que Igor Thiago agrega ao Brentford
Hoje, o Brentford tem dois atacantes rápidos que atuam nas beiradas do campo, mas muitas vezes não conseguem controlar o jogo e segurar a bola no ataque. A virada para o Fulham aconteceu com dois gols nos acréscimos, depois dos Bees terem ficado tanto tempo se defendendo — 68% a 32% de posse.
Os artilheiros do Brentford na temporada são Bryan Mbuemo e Yoane Wissa, com oito e sete gols, respectivamente. O ex-Cruzeiro agora chega para agregar ainda mais o ataque dos Bees e, quem sabe, despontar na artilharia do time.