Premier League

Apesar da derrota, Gustavo Hamer estreou na Premier League com um gol belíssimo

Gustavo Hamer é um nome pouco conhecido no Brasil, mas merece atenção depois do destaque pelo Coventry City na Championship

Gustavo Hamer não é o brasileiro mais badalado da Premier League. Na verdade, pouca gente conhece o meio-campista nascido em Santa Catarina e criado na Holanda, que teve seu grande momento na carreira pelo Coventry City. O destaque na segunda divisão valeu uma chance na elite, mesmo que as perspectivas do Sheffield United sejam limitadas na atual temporada. E o cartão de visitas de Hamer pintou nesta sexta-feira, em forma de golaço: as Blades perderam do Nottingham Forest por 2 a 1, mas o gol de honra no City Ground foi uma pintura de fora da área do novo camisa 8.

Contratado na semana passada, Gustavo Hamer fez sua estreia pelo Sheffield United logo como titular. O camisa 8 atuou como meia, ganhando liberdade para aparecer no ataque. Outra novidade das Blades era o volante Vinícius Souza, que tinha estreado na rodada anterior e chega como um bom marcador na cabeça de área. Entretanto, o favoritismo era mesmo do Forest, com um elenco bem mais qualificado. Danilo aparecia no meio-campo titular, em escalação que tinha destaque especialmente ao trio de frente composto por Morgan Gibbs-White, Taiwo Awoniyi e Brennan Johnson.

Como foi a partida

O Nottingham Forest deu um passo à frente no City Ground logo cedo. O primeiro gol da equipe saiu aos três minutos, num cruzamento na medida de Serge Aurier para a cabeçada de Awoniyi. Foi um primeiro tempo dominado pelos anfitriões, com muito mais volume ofensivo. Faltou mais pontaria aos alvirrubros. A única finalização do Sheffield United foi de Vinícius Souza, num chute colocado de fora da área que rendeu uma bela ponte de Matt Turner.

A melhora do Sheffield United aconteceu na volta para o segundo tempo. Em poucos minutos, as Blades ameaçaram mais que em toda a primeira etapa. E o gol de Gustavo Hamer saiu rapidamente, aos três minutos. Na sobra de um escanteio, o catarinense dominou na risca da grande área e bateu com estilo. A bola colocada encobriu Matt Turner e morreu direto no ângulo do Forest. A qualidade para bater na bola é exatamente uma das virtudes que o fizeram se destacar na Championship.

Levou um tempo para que o Nottingham Forest voltasse para a partida. No entanto, a equipe melhorou na sequência do segundo tempo e voltou a buscar o gol. O Sheffield United poderia ter virado num contra-ataque aos 33, quando Benie Traoré arrancou com liberdade e parou em defesaça de Matt Turner. A vitória do Forest se confirmou apenas aos 44, graças ao jogo aéreo. Aurier deu mais um cruzamento de manual e Chris Wood, que tinha acabado de entrar, definiu nas redes.

O Nottingham Forest soma os primeiros três pontos na Premier League, depois da derrota para o Arsenal na estreia. Tem qualidade para uma estadia mais tranquila na elite. Já o Sheffield United é um dos clubes mais ameaçados pelo rebaixamento. Esta já é a segunda derrota, depois do tropeço diante do Crystal Palace. Na próxima rodada, as Blades receberão o Manchester City em Bramall Lane. Já o Forest também pegará uma pedreira, na visita ao Manchester United em Old Trafford.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo