Premier League

Por que Guardiola deu razão a Mourinho em fala de sete anos atrás

Técnico do Manchester City concordou com frase de eterno rival português quando comandava o United

O Manchester City vive uma temporada atípica, a pior desde 2016, quando Pep Guardiola chegou. Sem títulos ainda, a equipe se agarra a possibilidade de levantar a Copa da Inglaterra (está na semifinal contra o Nottingham Forest), pois não há qualquer chance de levar a Premier League ou a Champions League (já eliminado). Esse contexto fez o técnico catalão concordar com uma antiga fala de José Mourinho.

Isso porque se classificar para a próxima Champions é o grande objetivo dos Citizens até o fim do Campeonato Inglês. Então, em entrevista coletiva, um jornalista relembrou ao treinador de 54 anos uma fala do rival português, em 2018, quando à época como comandante do Manchester United tratou seu vice inglês como uma das maiores conquistas da carreira por conta das disparidades dos times.

— Chegar à Champions na próxima temporada será um grande sucesso, apenas pelo fato de estarmos lá, apesar dos problemas que tivemos. Eu entendo o que Mourinho disse. Para o clube, queremos jogar a Liga dos Campeões no ano que vem — disse Guardiola.

O técnico do City ainda destacou o quão difícil é garantir a classificação na principal competição de clubes da Europa.

— Já disse isso mil vezes: as pessoas acham que o City estará sempre na Champions, mas não é tão simples. Se fosse fácil, todos os grandes clubes estariam lá todos os anos, mas isso não acontece. Nós temos conseguido, não sei por quantos anos seguidos. Isso é algo que valorizo muito, porque a consistência sempre foi o que busquei como treinador — completou.

Pep Guardiola, técnico do Manchester City (Foto: Imago)
Pep Guardiola, técnico do Manchester City (Foto: Imago)

Guardiola culpa lesões por temporada e exalta campanha do City na copa

As várias lesões durante 2024/25, incluindo do Bola de Ouro atual, Rodri, são a grande causa para o momento do City, segundo o Guardiola. Além do volante que dita o ritmo do time, o clube inglês chegou a ter vários nomes fora na defesa e precisou improvisar nomes, como o meia Matheus Nunes de lateral-direito.

— Este ano foi estranho e muito difícil. Primeiro, não tínhamos todos os jogadores disponíveis. Essa é a principal razão. Não dá para competir em todas as competições sem elenco completo. Se faltam jogadores, não dá para ganhar a tríplice coroa, nem a dobradinha — justificou.

Apesar da clara decepção pelo nível dos azuis de Manchester, o técnico elogiou a trajetória da equipe na FA Cup, competição que são os favoritos e passaram por Bournemouth (primeira divisão), Plymouth Argyle (segunda), Leyton Orient (terceira) e Salford (quarta).

— Não conseguimos fazer isso [regularidade] na Premier League nesta temporada, e esta foi nossa pior campanha na Champions desde que cheguei. Mas na FA Cup, conseguimos nos manter. As pessoas dizem: ‘Ah, mas vocês enfrentam times menores’. Isso não importa. Podemos não ganhar a FA Cup, mas já mostramos consistência nesse torneio — finalizou Pep.

O duelo contra o Nottingham Forest, valendo vaga na decisão da copa, está marcado para 26 de abril, em Wembley.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo