Premier League

Gabriel Day: Arsenal atropela o Southampton com grande atuação de dupla brasileira

Gabriel Magalhães consolidou a vitória dos Gunners com assistência de Martinelli

O Arsenal segue sonhando com a volta à Liga dos Campeões via classificação pela Premier League. Neste sábado, no Emirates Stadium, os Gunners fizeram a lição de casa contra o Southampton e venceram por 3 a 0, com boa atuação de seus Gabriéis, Magalhães e Martinelli.

De olho no pelotão de cima

Foi um dia memorável para Magalhães, que marcou na segunda etapa e garantiu os três pontos à equipe de Mikel Arteta. O resultado, no entanto, já estava quase assegurado desde a primeira etapa. Intenso e objetivo, o Arsenal havia balançado as redes duas vezes, com Alexandre Lacazette e Martin Odegaard, entre os minutos 21 e 27.

No primeiro gol, Bukayo Saka infiltrou na área marcado por dois adversários e conseguiu um passe rasteiro para Lacazette, que se aproveitou da brecha do Southampton para finalizar no alto. Já no lance que Odegaard foi às redes, a persistência de Kieran Tierney foi recompensada: o lateral escocês, que tentava armar uma jogada pela linha de fundo, furou o primeiro passe, chutou em cima do zagueiro no rebote e só aí, de cabeça, conseguiu acionar Odegaard, que completou com uma testada para o gol. Não desistir dos lances foi uma característica bastante marcante do Arsenal nessa rodada.

Arteta potencializou a ofensividade de Lacazette e Odegaard, que foram municiados com qualidade pelo meio-campo. Gastando a bola e procurando espaços, o Arsenal concluiu bastante perto da área, embora não tenha acertado o gol em tantas ocasiões como planejado. A boa movimentação permitiu que Odegaard tivesse campo e tempo hábil para agilizar os últimos passes. O norueguês estava comandando as ações pelo lado direito e distribuiu muito bem a bola quando teve a posse.

Se formos falar em ineficiência, talvez os Saints tenham lamentado mais as seis finalizações no alvo que não resultaram em gol. E essa estatística tem uma explicação que atende pelo nome de Aaron Ramsdale, que veio do Sheffield United e tem vivido grandes partidas sob as traves dos Gunners.

De Gabriel para Gabriel

Com pouco menos de 15 minutos na etapa final, o Arsenal poderia muito bem relaxar e administrar o resultado, mas a postura valente em campo valeu para empolgar a torcida. O momento não vinha sendo bom, com duas derrotas seguidas para Manchester United e Everton, então qualquer goleada poderia servir para aplacar um pouco a desconfiança em torno do time de Arteta.

Eis que o zagueiro Gabriel surge para marcar o terceiro. No entanto, houve revisão do VAR e foi constatado impedimento, anulando o que seria mais um gol. Três minutos depois, o mesmo Gabriel retornou à área e não teve ninguém que pudesse pará-lo a caminho do seu grande momento. Martinelli cobrou escanteio com perfeição e acertou a bola na cabeça do seu xará para fechar a conta.

Martinelli, por sinal, teve grande exibição e pareceu se multiplicar em campo para colaborar com cada ataque. Ao zagueiro Magalhães, o merecido gol que colocou ponto final a um jogo bastante sério e competitivo do Arsenal. Quem quiser empolgar por conta dessa exibição dos comandados de Arteta, pode ter um bom material para as próximas semanas. Mas a história recente mostra que a torcida só pode comemorar quando a vaga estiver de fato garantida. Antes disso é pura cautela, passo a passo.

A vitória coloca os Gunners bem perto do grupo dos classificados para a próxima Liga dos Campeões e só não foi melhor porque o Manchester United passou pelo Norwich e assumiu a quinta colocação. Em sexto, o Arsenal observa de perto o vizinho West Ham, que joga apenas na segunda-feira contra o Burnley. Apenas um ponto separa os rivais londrinos. Já o Southampton, que vem caindo pelas tabelas, o momento é de preocupação. O fantasma do descenso volta a rondar os arredores do St. Mary's Stadium.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo