Premier League

Foden chamou a responsabilidade (de novo) e garantiu uma suada vitória do Manchester City diante do Bournemouth

Manchester City não joga bem, sofre forte pressão dos donos da casa no segundo tempo, mas segura vitória crucial na luta pelo título

A caça ao líder Liverpool continua. Neste sábado (24), o Manchester City foi até o Vitality Stadium e bateu o Bournemouth, por 2 a 0, em jogo válido pela 26ª rodada da Premier League. Phil Foden marcou o único gol de uma partida complicada para os atuais tricampeões ingleses.

Com o triunfo, os Citizens foram a 59 pontos e se mantiveram na segunda colocação, apenas um ponto atrás dos Reds. Já o Bournemouth estacionou nos 28 e caiu para o 14º lugar. O City volta a campo na próxima terça-feira (27), quando visita o Luton Town, no Kenilworth Road, pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra. No mesmo dia e também pelo mata-mata nacional, os Cherries recebem o Leicester.

Como foi a vitória do Manchester City sobre o Bournemouth

Como já esperado, o Manchester City tomou a iniciativa no Vitality Stadium. A equipe de Guardiola controlou as ações e ditou o ritmo do jogo nos primeiros minutos. Aos oito minutos, a primeira boa chance. Phil Foden recebeu lançamento longo e, com toque sutil, deixou Haaland cara a cara com Neto. O atacante norueguês chutou forte, mas errou o alvo e mandou para fora. Na sequência, resposta dos donos da casa. Kerkez arriscou finalização de fora da área e obrigou Ederson a fazer defesa providencial, espalmando para escanteio.

Com 20′ no relógio, o City tinha 70% da posse de bola. Apesar de tal dominância, o time visitante esbarrava na boa marcação do Bournemouth e sequer chutava a gol, tamanha falta de espaço. Até que aos 23′, em boa trama ofensiva, o tento saiu. Kovacic deu passe por elevação na área e encontrou Haaland. O camisa 9 fez o pivô, bateu a marcação de Senesi e arrematou cruzado. Neto espalmou, mas nos pés de Foden, que não perdoou e abriu o placar.

O City se animou após o gol e tentou sufocar o Bournemouth em busca do segundo tento. O time visitante, por sua vez, manteve a correta postura defensiva, povoando o meio-campo e bloqueando a entrada de sua área. Nos acréscimos, Christie ainda botou Ederson para trabalhar em chute de fora da área. Mas foi só. A etapa inicial ficou por isso mesmo e terminou com uma merecida vitória parcial dos Citizens.

A configuração do primeiro tempo se manteve na etapa complementar. Mesmo à frente no placar, o City continuou pressionando o Bournemouth. A diferença é que os donos da casa buscaram explorar mais contra-ataques. Em um desses contra-ataques, Kluivert experimentou chute de fora da área e Ederson encaixou sem sustos. Aos 13′, Solanke recebeu passe por elevação na área, fez o pivô em Rúben Dias e serviu Tavernier, que arrematou para fora.

Artilheiro do Bournemouth na temporada, Solanke estava a fim de jogo e louco para balançar as redes. E ficou muito perto disso aos 21′. Em cobrança de escanteio, o camisa 9 subiu no segundo andar e testou consciente. Quase que em cima da linha, Ederson espalmou e evitou o gol. Posteriormente, aos 29′, Haaland respondeu. O norueguês invadiu a área, ganhou no pé de ferro do marcador e chutou em cima de Neto.

Não foi por falta de tentativa que o Bournemouth não conseguiu o empate. Os Cherries tentaram de tudo. Desde arremates de média e longa distância a cruzamentos perigosos na área de Ederson. Não foi possível. Com mais sorte do que juízo, o Manchester City conquistou três pontos cruciais na luta pelo inédito tetracampeonato inglês.

Estatísticas de Bournemouth 0 x 1 Manchester City – Premier League 2023/24

  • Posse de bola: 37% x 63%
  • Faltas: 14 x 6
  • Finalizações: 13 x 15
  • Finalizações no gol: 4 x 6

Próximos jogos do Manchester City

  • Luton Town x Manchester City – Copa da Inglaterra – 27/02
  • Manchester City x Manchester United – Premier League – 03/03
  • Manchester City x Copenhague – Champions League – 06/03

Próximos jogos do Bournemouth

  • Bournemouth x Leicester – Copa da Inglaterra – 27/02
  • Burnley x Bournemouth – Premier League – 03/03
  • Bournemouth x Sheffield United – Premier League – 09/03
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo