A lesão de Kevin de Bruyne há pouco mais de três semanas por um momento colocou dúvida sobre a capacidade do Manchester City de manter sua ascensão na Premier League. O questionamento foi logo dissipado diante da grande temporada de Ilkay Gündogan, e neste sábado (13) o alemão deu sequência a seu momento brilhante. O meia foi o grande protagonista da confortável vitória por 3 a 0 sobre o Tottenham no Estádio Etihad, marcando dois gols e sofrendo o pênalti convertido por .

Mesmo dominante do início ao fim, o City viu o Tottenham ter a primeira grande chance quando Harry Kane, aos 14 minutos, cobrou falta com precisão e carimbou a trave, por pouco não acertando o ângulo esquerdo superior de Ederson. O lance de bola parada, no entanto, foi apenas um parêntese no duelo.

O City abriu o placar logo aos 23 minutos. Gündogan foi derrubado na área por Hojbjerg, Paul Tierney marcou o pênalti, e Rodri converteu para fazer 1 a 0, mesmo com desvio de Lloris na bola.

Jogando no ritmo que desejava, o City tocava a bola com paciência até encontrar espaços e atacá-los, causando problemas ao Tottenham. Aos 42, Sterling tabelou com Cancelo e tocou para Gündogan, que viu sua finalização bloqueada por Sánchez. Cancelo pegou o rebote e ajeitou para Gabriel Jesus, que caprichou e acertou o travessão.

No início do segundo tempo, aos cinco minutos, os donos da casa chegaram a seu segundo gol. Sterling fez bonita jogada individual, atravessando a área da direita para a esquerda, soltou com Foden, recebeu de volta e serviu Gündogan, que bateu de curta distância para ampliar para 2 a 0.

Em uma assistência inesperada, Ederson enxergou a linha alta do Tottenham, observou a movimentação de Gündogan e, da própria área, lançou o alemão no ataque. O meia controlou sua passada, deixou Sánchez se deslocar à frente, deitou o colombiano no chão com um drible simples e bateu rasteiro para vencer Lloris e decretar o 3 a 0 com um golaço.

Com os dois gols deste sábado, Gündogan chegou a 11 tentos em suas últimas 12 partidas de Premier League. Para efeito de comparação, destacando o nível de sua temporada, o alemão havia marcado dez gols nos 82 jogos de liga inglesa anteriores a este período, segundo dados da Opta.

O triunfo levou o City a onze vitórias consecutivas na Premier League, com 32 gols marcados e apenas dois sofridos no período. Coletivamente, o time de segue nadando de braçada no Campeonato Inglês. Joga o melhor futebol da Inglaterra com alguma distância e, com 23 jogos disputados, soma 53 pontos, oito a mais que o Manchester United, que tem também 23 partidas, mas ainda joga nesta rodada; a vantagem é de sete pontos para o atual vice-líder Leicester, que já fez 24 jogos.

Classements proposés par SofaScore LiveScore