Premier League

Chelsea vence concorrência do United e acerta com joia revelada por Amorim

O jovem de 17 anos subiu para o profissional do Sporting devido ao atual técnico dos Red Devils

O Chelsea fechou com um grande talento português, ponta-direita Geovany Quenda, de 17 anos, do Sporting. A informação é do jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências.

Quenda recebeu muitos elogios por suas atuações no Sporting por parte da imprensa portuguesa, chamando a atenção até de Roberto Martinez, técnico da seleção portuguesa.

Rúben Amorim, atual técnico do Manchester United, foi o responsável por subir Quenda para o profissional do Sporting e, de acordo com a imprensa europeia, era desejo do treinador levar o garoto para Old Trafford.

Mas os Blues chegaram primeiro, mantendo a linha estratégica recente do clube de investir em jovens talentos, como Cole Palmer, Roméo Lavia e Malo Gusto.

Quenda pode jogar tanto como ponta-direita como lateral-direito, o que beneficiará o Chelsea, que já conta com Noni Madueke e Pedro Neto como opções ofensivas pelo lado direito. A versatilidade do jovem português oferece ao técnico Enzo Maresca uma flexibilidade tática no seu esquema de jogo.

Entretanto, Quenda chegará ao Chelsea apenas em 2026, o que lhe dará mais experiência antes de chegar à liga inglesa, conhecida como a mais forte do mundo.

Quem é Geovany Quenda, mais nova contratação do Chelsea

Geovany Quenda, nova contratação do Chelsea, em ação pelo Sporting
Geovany Quenda, nova contratação do Chelsea, em ação pelo Sporting (Foto: Imago)

Quenda nasceu em Guiné-Bissa em abril de 2007 e se mudou para Portugal ainda criança. Ele iniciou sua trajetória no futebol no Damaiense, aos oito anos.

O talentoso atacante passou dois anos com os Encarnados, mas acabou deixando o clube aos 13 anos, quando foi parar no Sporting. Em 2021/22, ele conquistou o título do Campeonato Português sub-15 e subiu para o sub-17.

Em agosto de 2023, o Sporting deu ao jogador seu primeiro contrato profissional. A partir de então, o jovem passou a brilhar com o time português, registrando 20 participações em gols em 33 jogos pelo sub-23, além de se tornar o jogador mais jovem a atuar pela equipe B do clube, aos 16 anos.

Rúben Amorim ficou tão impressionado na época que chamou Quenda para o elenco principal em dois jogos. “Ele pode jogar em várias posições, tem muita qualidade e irreverência. É mais uma opção“, disse o então técnico do Sporting após incluir o ponta no banco de reservas para o primeiro jogo das oitavas de final da Europa League, contra a Atalanta.

Quenda também brilhou pelas seleções de base, marcando um gol sobre o Marrocos num torneio sub-17. Depois de pegar a bola em seu próprio campo, Quenda exibiu habilidade para driblar seis jogadores antes de finalizar com precisão para um gol que viralizou em Portugal.

Quenda foi convocado para a seleção de Portugal na Euro sub-17 de 2024, no Chipre, tendo um papel fundamental na caminhada da equipe até a final, em que a seleção portuguesa perdeu para a Itália por 3 a 0.

Rúben Amorim, então, chamou Quenda para a pré-temporada do Sporting e também foi bem, se destacando na vitória sobre o Athletic Bilbao.

Quenda foi escalado como titular no clássico contra o Porto que valia a Supertaça de Portugal, nesta temporada, e fez mais uma boa exibição, marcando gol, apesar da derrota por 4 a 3.

O futuro jogador do Chelsea tem crescido cada vez mais desde sua estreia, sendo titular da equipe e acumulando bons números no Campeonato Português:

  • 2º do time em grandes chances criadas: 9
  • 3º do time em passes decisivos: média de 1,9 por jogo
  • 3º do time em dribles certos: média de 1,2 por jogo (aproveitamento de 53%)
  • 1 pênalti sofrido

Ao todo, Quenda soma dois gols e oito assistências em 43 jogos pelo profissional do Sporting.

Foto de Romulo Giacomin

Romulo GiacominRedator de esportes

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo, Estado de Minas e Premier League Brasil. Atualmente, escreve para a Trivela.
Botão Voltar ao topo