Batedores de pênaltis beiram a perfeição na Premier League
Como pênalti não é loteria, os batedores da Premier League provam que colocar a bola na marca da cal se tornou um pesadelo para os goleiros

Pênalti não é loteria. Com certeza você já ouviu essa frase antes, mas os batedores da Premier League levaram essa máxima como lema de vida. Isso porque a taxa de acerto dos jogadores nesta edição do campeonato surpreende: das 66 batidas, 59 terminaram no fundo da rede. Ou seja, 89% de aproveitamento e apenas sete desperdícios na marca da cal. Os dados são da Opta.
Esses números após 23 rodadas já são um recorde no Campeonato Inglês – pelo menos desde quando a plataforma começou a apurar os pênaltis, em 2008/09. Antes, a maior marca em cobranças penais na competição era de 2013/14, quando foi registrado um aproveitamento de 84%. A título de comparação, a última Premier League teve 99 batidas na marca da cal, sendo que 74 bolas entraram (75%).
Em números gerais, a média na taxa de acerto em penalidades máximas varia entre 74% a 78%. Nenhuma das demais quatro grandes ligas europeias superam a Inglaterra em 2023/24. Em LaLiga, 80% dos 69 chutes na marca da cal terminaram em gol. Na Bundesliga, 79% de 71 cobranças. Na Serie A, 78% em 85 batidas. Por fim, a Ligue 1 tem 74% de aproveitamento em 58 pênaltis.
A frantic few moments at Anfield!
⏱️ 18' Luis Diaz has a goal ruled out for offside
⏱️ 20' @LFC awarded a penalty for a foul on Diaz
⏱️ 22' Martin Dubravka saves Salah's penalty#LIVNEW pic.twitter.com/CGYq9isD1N— Premier League (@premierleague) January 1, 2024
Focando na Premier League, das sete cobranças penais perdidas, apenas cinco delas foram defendidas pelos goleiros e duas bateram na trave (Darwin Núñez, do Liverpool, e Erling Haaland, do Manchester City). Sim, ninguém mandou a bola para fora. Curiosamente, o time que mais desperdiçou chances de gol na marca da cal foram os Reds. Além do centroavante uruguaio, Mohamed Salah errou duas batidas.
Como os pênaltis se tornaram (quase) indefensáveis na Premier League?
Ao verificar todos os pênaltis cobrados neste Campeonato Inglês, ninguém que mandou a bola no canto esquerdo perdeu, seja por baixo, por cima ou à meia altura. Por outro lado, quatro das cinco defesas dos goleiros aconteceram no centro do gol. O outro salvamento foi no canto direito, mas próximo ao meio da baliza. As duas bolas na trave também foram no poste da direita.
A batida favorita dos jogadores desta Premier League é no canto inferior esquerdo, com 23 gols nas 64 cobranças que foram na meta (excluindo as duas no pau citadas anteriormente). Logo depois aparece o chute no lado inferior direito, com 13 tentativas. Encerrando o top-3 está o arremate no centro inferior, com 10. Em resumo, as tentativas por baixo são um pesadelo para os goleiros.
Douglas Luiz took and scored his first penalty in the Premier League for Aston Villa today ?
It was Aston Villa's 114th penalty in the Premier League era, scoring 79 and missing 35 ?
New penalty taker acquired ✔️#avfc | #utv | #vtid pic.twitter.com/eGoEbxj1NO
— Aston Villa Statto (@AVFCStatto) August 20, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Os melhores batedores
O melhor batedor da Liga Inglesa 2023/24 é Cole Palmer, com cinco acertos em cinco cobranças na marca da cal. O atacante do Chelsea tem apresentado frieza e técnica para balançar as redes em pênaltis. Com três ou quatro passes de distância da bola, o jogador de 21 anos sai em velocidade baixa/média para fazer a batida com a parte interna do pé, cujo chute sai com potência média/alta.
Na contramão da maioria, Palmer mandou três cobranças de pênalti na direita e duas na esquerda, sem apelar para o meio do gol. O atacante dos Blues prefere a batida rasteira, por mais que já tenha balançado as redes quando arriscou uma pelo alto na esquerda. Em três chutes, o jovem atleta deslocou o goleiro rival. Logo atrás dele aparecem dois brasileiros artilheiros na marca da cal.
João Pedro, do Brighton, e Douglas Luiz, do Aston Villa, já fizeram quatro gols de pênalti cada. Salah também está empatado com a dupla, mas o astro do Liverpool já desperdiçou duas de suas seis cobranças. Pode ser que o aproveitamento das batidas na marca da cal caiam para 78%-80%, mas a verdade é que elas já se tornaram um pesadelo para os goleiros da Premier League, que precisam tentar algo diferente para assustar os batedores.
Penalty takers don't come much cooler than Cole Palmer ? pic.twitter.com/ZkxZAIAuzr
— Premier League (@premierleague) January 16, 2024