Aston Villa mostra poder de reação para virar sobre o Brentford e é o novo vice-líder da Premier League
O Aston Villa saiu perdendo do Brentford, mas contou com a expulsão de Ben Mee para virar o jogo com gols de Moreno e Watkins

O Aston Villa conquistou uma grande vitória ao bater o Brentford, fora de casa, na tarde (horário de Brasília) deste domingo (17), por 2 a 1, pela 17ª rodada da Premier League. Após sair atrás no placar, com gol do garoto Keane Lewis-Potter, o time de Unai Emery se aproveitou da expulsão de Ben Mee para passar à frente, com gols de Álex Moreno e Ollie Watkins.
Com a vitória, o Aston Villa pulou para a segunda colocação do campeonato, com 38 pontos em 17 jogos, atrás apenas do Arsenal, que tem 39. O time ainda pode ser ultrapassado pelo Liverpool, que enfrenta o Manchester United neste domingo e tem 37. O resultado segue corroborando a incrível campanha do Villa, que segue à frente de equipes poderosíssimas do futebol inglês.
THIS TEAM! ? pic.twitter.com/NoRRFjwC8b
— Aston Villa (@AVFCOfficial) December 17, 2023
Aston Villa chega sem Douglas Luiz
Tomas Frank, técnico dinamarquês do Brentford, escalou seu time num 3-5-2, com: Flekken; Zanka, Pinnock e Ben Mee; Roersleev, Damsgaard, Norgaard, Janelt e Ghoddos; Lewis-Potter e Wissa.
O técnico Unai Emery, por sua vez, teve que escalar o Aston Villa sem um de seus principais jogadores. O meio-campista brasileiro Douglas Luiz, de 25 anos, suspenso por ter recebido cinco cartões amarelos, se tornou desfalque. O jogador marcou cinco gols e deu duas assistências em oito jogos na Premier League. A equipe que começou a partida foi a seguinte: Dibu Martínez; Konsa, Diego Carlos e Pau Torres; Matt Cash, McGinn, Kamara, Ramsey e Álex Moreno; Diaby e Watkins.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Aston Villa começa em cima
O Aston Villa chegou para a partida em ótimo momento na temporada, ocupando a terceira colocação da Premier League e podendo, até mesmo, chegar à liderança em caso de vitória e tropeços de Arsenal e Liverpool. Assim, mesmo jogando fora de casa, a equipe de Unai Emery foi para cima e conseguiu três boas oportunidades nos terceiro, quarto e quinto minutos, com Moreno, Diaby e Moreno, novamente. No primeiro lance, Flekken pegou, mas na segunda e na terceira oportunidade as finalizações foram para fora.
Passado o susto da pressão inicial, o Brentford tentou atacar mas, aos 7, Darmsgaard parou em defesa de Dibu Martínez.
Enquanto o Aston Villa tentava atacar baseado na posse de bola, o Brentford buscava sair em velocidade e isso fazia com que o domínio dos comandados de Unai Emery ficasse latente. O ala Álex Moreno, curtindo uma de atacante, voltou a finalizar aos 11, mas assim como em sua chance anterior, bateu para fora. Aos 15, McGinn voltou a ser parado por Flekken.
Garoto Lewis-Potter marca gol
Apesar de dominar a posse de bola, o Aston Villa passou a ter mais dificuldades de finalizar, conseguindo chegar somente aos 27, com Ramsey, que chutou para fora. Sem conseguir finalizar, o Villa passou a ter mais dificuldades e tudo ficou pior aos 44.
Após cobrança de escanteio de Goddos, a defesa do Aston Villa cortou mal e o garoto Keane Lewis-Potter, de 22 anos, foi esperto ao se antecipar a Álex Moreno e bater sem chances de defesa para Dibu Martínez, levando uma vitória parcial de 1 a 0 para o vestiário.

Brentford se retrai e Aston Villa domina
No segundo tempo, o Brentford desistiu de atacar e se retraiu, fazendo com que a partida virasse um jogo de um time só. Mas mesmo dominando muito a posse de bola no campo adversário, o Aston Villa encontrava muitos problemas para penetrar na forte defesa adversária e, sem conseguir empatar, o time de Emery levou um grande susto.
Aos 18 da segunda etapa, o Brentford teve uma grande chance de ampliar. Em jogada ensaiada de escanteio curto, a bola foi tocada para trás e Ghoddos cruzou do bico da área, encontrando Wissa livre, na entrada da pequena área. Ele cabeceou e Dibu Martínez pegou, operando um milagre.
Vendo o Brentford crescer na partida, Unai Emery decidiu mudar, sacando Matt Cash e Diaby, aos 19 minutos, para colocar o jamaicano Leon Bailey e o colombiano Jhon Durán, deixando o time ainda mais ofensivo.
O Brentford respondeu rapidamente, sacando o autor do gol Lewis-Potter e Darmsgaard, colocando o atacante Maupay e o volante Onyeka, uma substituição mais defensiva.
Ben Mee é expulso após entrada violenta
Aos 24 minutos, o zagueiro Ben Mee deixou o Brentford em situação complicada após entrada violentíssima, em cima da bola, sobre Bailey. O defensor entrou de carrinho, com a sola da chuteira pouco abaixo do joelho do jamaicano. Por sorte, o choque foi de raspão, o que impediu uma lesão grave do ponta.
Num primeiro momento, o árbitro David Coote deu somente cartão amarelo, mas após intervenção do VAR e consulta no monitor, a decisão foi alterada e o experiente defensor foi expulso de campo. Após a expulsão, Thomas Frank reclamou muito e foi amarelado. Ele recompôs a zaga sacando o perigoso Wissa, principal válvula de escape do time, e colocando o zagueiro Nathan Collins.
Brentford não resiste e Álex Moreno empata
O Brentford não resistiu muito após a expulsão e o empate saiu logo aos 31, com a mão de Unai Emery. Doze minutos após entrar em campo, Bailey dominou a bola no lado direito do ataque e cruzou perfeitamente, para Álex Moreno, que apareceu como elemento surpresa na segunda trave, cabeceando sem chances para Flekken defender e empatando a partida em 1 a 1.
Logo após o gol, Unai Emery foi para o tudo ou nada e sacou o zagueiro Pau Torres para colocar o meia-atacante italiano Nicolò Zaniolo.
Kamara da assistência espetacular e Ollie Watkins decide
Quando o momento é bom, tudo parece ajudar. Aos 39, após cobrança de escanteio, uma bola baixa, o meio-campista Boubacar Kamara desviou de forma maravilhosa, com o lado de fora do pé, de chaleira, e encontrou o matador Ollie Watkins, ex-Brentford, que cabeceou para o fundo da rede, garantindo a virada do Aston Villa, 2 a 1.
Após o gol, Konsa e Durán se estranharam com Ghoddos, dentro do gol do Brentford, e, após muita confusão, o trio foi amarelado.

Thomas Frank ainda tentou mudar as coisas sacando Janelt e Roerslev e colocando Yarmoliuk e Olakigbe. Emery respondeu aumentando a altura do time, ao colocar Dendoncker na vaga de Ramsey.
Kamara é expulso
Os minutos finais foram tensos e de muitas confusões entre os jogadores, inclusive Dibu Martínez, claro, que aproveitou um encontrão de Maupay para valorizar e gerar um cartão amarelo para o atacante adversário. Pelas confusões, o árbitro deu dez minutos de acréscimo, mas o tempo extra só serviu para mais brigas.
Após novo encontrão entre Neal Maupay e Dibu Martínez, o atacante francês valorizou e o goleiro argentino foi tirar satisfações com o adversário, puxando-o pela camisa de forma agressiva. O ato virou uma nova confusão e Kamara foi expulso após, no meio da discussão, empurrar Yarmoliuk pelo pescoço. O arqueiro do Villa, por sua vez, foi amarelado, assim como o meio-campista ucraniano do Brentford. Maupay, dessa vez, passou batido.
Depois de incríveis 12 minutos de acréscimo, David Coote apitou o fim da grande vitória do Aston Villa, muito celebrada pelos jogadores e pelo treinador Unai Emery, no momento vice-líder da Premier League.