‘Sempre nos faz sofrer’: time está quase na zona de rebaixamento, mas assusta Arteta e o Arsenal
Adversário do Arsenal neste sábado, Brentford complicou os Gunners na temporada passada, e Arteta relembrou isso
Sete vitórias nos últimos sete jogos, incríveis 31 gols marcados e apenas três sofridos. Este é o desempenho recente do Arsenal na Premier League e é assim, voando na competição, que a equipe londrina chega para enfrentar o Brentford. Os Gunners recebem os Bees às 14h30 (horário de Brasília) deste sábado (9), no Emirates, em partida válida pela 28ª rodada. Apesar do excelente momento, o técnico Mikel Arteta adota discurso ‘pés no chão'. Durante a entrevista coletiva de imprensa desta quinta-feira (7), o treinador espanhol fez elogios ao adversário e pontuou que sempre é muito difícil jogar contra o time comandado por Thomas Frank.
– Cada ponto que perdemos (na temporada passada), ou que deixamos nesta temporada, dói, e isso ainda está lá. Temos muito pelo que jogar, a dificuldade do jogo é sempre muito dura. Já os defrontámos duas vezes e sofremos, sofremos sempre contra o Brentford. No sábado espero um jogo muito parecido.
Em sua fala, Arteta se refere ao tropeço do Arsenal contra o Brentford no segundo turno da Premier League 2022/2023. Na ocasião, os Gunners disputavam ponto a ponto o título com o Manchester City e ‘só' empataram com os Bees dentro do Emirates. No entanto, se pegarmos o recorte dos últimos 10 jogos entre as equipes, os londrinos levam larga vantagem — sete vitórias do Arsenal, um triunfo do Brentford e dois empates.
Questionado sobre a partida de domingo (10), entre Liverpool x Manchester City, Arteta disse que certamente assistirá. Contudo, ponderou que o Arsenal só pode controlar seus próprios compromissos. Segundo o comandante, o foco total da equipe está na partida contra o Brentford.
— Essa é a única coisa que podemos controlar — jogar bem, jogar melhor que eles e ganhar o direito de vencer o jogo. Vamos fazer isso e se fizermos isso, no domingo será um jogo lindo de assistir para qualquer torcedor de futebol, e eu certamente estarei assistindo —, disse antes de concluir:
— Não consigo controlar. Vou desfrutar de um magnífico jogo de futebol entre duas das melhores equipes da Europa na última década e vamos ver o que isso traz, mas o foco está em nós e no Brentford.
Com 61 pontos conquistados, o Arsenal ocupa a terceira colocação da Premier League. À frente dos Gunners estão Liverpool, líder com 63, e Manchester City, vice-líder com 62. Os três times tem o mesmo número de rodadas disputadas — 27 para cada. Já o Brentford é o 15º (26 pontos) e luta rodada a rodada pela permanência na elite do futebol inglês.
‘Inter temporada' em Dubai, lesões no elenco e fase excepcional na Premier League: confira outras respostas interessantes de Arteta
Período em Dubai ajudou o Arsenal a voltar mais forte?
— Foi necessário. Tivemos um período muito difícil antes disso. Fizemos tantos jogos e tivemos algumas derrotas, principalmente por não merecermos perder partidas, mas acho que (a viagem) foi algo necessário para continuarmos melhorando, continuarmos exigindo de nós mesmos, do clima, da temperatura. Algumas das coisas que tivemos tempo para trabalhar para melhorar também como equipe e tudo deu certo. Vencemos e estamos jogando bem e isso ajuda.
— Foi ótimo, foi o momento perfeito para nós. O que construímos ali, a química, a energia que havia no local, a quantidade de tempo que tivemos para passarmos juntos e aproveitarmos aquela parte. Foi uma viagem muito positiva.
Situação dos lesionados no elenco
— Recuperamos alguns jogadores na segunda-feira passada, e depois tivemos Martinelli e Bukayo com pequenos problemas. Mas temos certeza de que eles possam fazer parte disso. Porém, teremos que esperar e ver como eles estarão amanhã.
Desfrutando do excelente momento na Premier League
— É ótimo porque mostra a qualidade e a consistência da equipe. Como marcamos esses gols (…) e há o fato de estarmos sofrendo muito pouco defensivamente. Por isso, esses ingredientes juntos são muito poderosos para obter resultados e consistência. E queremos mais.
Esta é a melhor corrida pelo título da história?
– Posso imaginar que para muitas pessoas é. E queremos torná-la (ainda mais) muito interessante, especialmente para nós, por isso temos que continuar.