Apagão contra o Liverpool custa caro e Arsenal pode perder ‘consolo’ na Premier League
Gunners reagem e evitam prejuízo maior, mas têm confronto direto pelo vice na próxima rodada

O campeão Liverpool recebeu o Arsenal em Anfield neste domingo (11) para o duelo pela rodada 36 da Premier League e empatou em 2 a 2. O título já definido não tornou a partida menos importante, especialmente no contexto dos visitantes. Os Gunners entraram em campo com 67 pontos e precisavam da vitória para manter o terceiro colocado Newcastle afastado. Os Magpies chegaram aos 66 com o triunfo sobre o Chelsea neste domingo.
A missão parecia estar em vias de ser bem-sucedida nos minutos iniciais. Foram de boas chances para o comandados por Mikel Arteta, com Saka e Trossard desperdiçando oportunidades. Já os Reds foram letais. Cody Gakpo abriu o placar ao ficar livre na pequena área e concluir o cruzamento de Andy Robertson com cabeçada na rede defendida por David Raya. A jogada marcou o começo do apagão do time treinado londrino.
No minuto seguinte, Salah lançou na medida para Szoboszlai disparar na direita e servir Luis Díaz, que ampliou. Dessa forma, os Gunners sofreram dois gols na etapa inaugural na Premier League pela primeira vez desde novembro passado. “O Arsenal teve a bola, ameaçou, teve finalizações, mas ninguém com habilidade o suficiente para colocar a bola no fundo da rede”, afirmou Sam Blitz, da “Sky Sports”.
— O bom desempenho do Liverpool onde o Arsenal está falhando resumiu a disputa pelo título. Tem que ser a área primária para os Gunners resolverem neste verão (europeu).
O que está em jogo para o Arsenal na Premier League?
Perder a vice-liderança do Campeonato Inglês deixaria a temporada do Arsenal ainda mais melancólica. A equipe depositava na Champions League as chances de levantar uma taça na campanha, mas foi eliminada na semifinal pelo Paris Saint-Germain (PSG) ao ser derrotada por 3 a 1 no agregado. Embora não seja o mundo ideal para os Gunners, a segunda posição na liga ainda é um consolo bem-vindo.
Além disso, vencer em Anfield seria fundamental para aproximar o time da próxima edição do principal torneio de clubes da Europa. Os cinco primeiros colocados têm vaga direta na competição e, com o Liverpool já garantido, sobram quatro lugares, pleiteados por Arsenal, Newcastle, Manchester City, Chelsea, Aston Villa e Nottingham Forest.
Assim, os Gunners mudaram a postura no segundo tempo, e Gabriel Martinelli diminuiu logo aos dois minutos. Houve outras investidas da equipe do Emirates Stadium, e aos 25, Merino empatou e reduziu o prejuízo. O camisa 23 ainda foi expulso ao receber o segundo amarelo aos 34.
— Anfield está atordoado. Que reação dos visitantes –, destacou Peter Stevenson na “Sky Sports News”.

O placar final aumenta a pontuação do Liverpool no topo da tabela para 83, enquanto o Arsenal fica com 68, a dois do Newcastle. O próximo jogo dos Reds será diante do Brighton fora de casa na segunda-feira (19), e os Gunners têm “confronto direto” contra os Magpies no Emirates Stadium no domingo (18).