Após novas ofensas raciais, Sterling critica imprensa por alimentar racismo e pede tratamento igual
O atacante Raheem Sterling levantou a voz para falar sobre um assunto que incomoda demais: o racismo. O jogador foi vítima mais uma vez de ofensas racistas, desta vez no jogo contra o Chelsea, em Stamford Bridge. Incomodado pela forma como a imprensa trata os jogadores negros, ele desabafou. Afirmou que a forma como a mídia retrata o jogador negro incentiva o racismo e dá exemplos. Por fim, pede tratamento igual aos jogadores.
LEIA MAIS: Cyrille Regis, o artilheiro que se tornou herói de uma geração de jogadores negros na Inglaterra
Durante o jogo contra o Chelsea, no sábado, as câmeras da transmissão do jogo mostraram um torcedor do Chelsea gritando o que supostamente são palavras racistas contra Sterling. O jogador escreveu no seu Instagram que “teve que rir” dos eventos “porque não espera coisas melhores”. Ele pede também “publicidade justa”, no que se refere aos jogadores negros.
Tanto o Chelsea quanto a Polícia Metropolitana investigam o incidente. A Football Association (FA) anunciou neste domingo que também irá investigar o assunto. “Nós levamos todas as alegações de discriminação extremamente a sério e iremos trabalhar com os clubes e as autoridades relevantes para garantir que esta questão seja tratada apropriadamente. Nós condenamos fortemente todas as formas de discriminação e encorajamos todos os torcedores e participantes que acreditam que eles foram alvo, ou testemunharam comportamento discriminatório, a reportar aos canais apropriados: a FA, as FA do Condado ou nosso parceiro Kick It Out [uma entidade que combate racismo e discriminação, parceira da FA e da Premier League]”, diz o comunicado da FA.
No lado do Chelsea, o clube promete tomar a medida mais forte possível caso seja provada a ofensa racista, enquanto a Polícia Metropolitana afirmou que tentará determinar “se quaisquer ofensas foram cometidas”.
Para exemplificar o que chamou de tratamento injusto e desigual, Sterling usou como ilustração atos similares de dois jogadores do seu clube, o Manchester City. Os novatos Tosin Adarabioyo e Phil Foden, que compraram casas para as suas mães, mas a forma como isso foi retratado difere bastante nos dois casos.
Adarabioyo, de 21 anos, está emprestado ao West Bromwich, atualmente na segunda divisão. A manchete em relação a ele é que o defensor comprou uma mansão de 2,25 milhões de libras, “apesar de nunca ter começado uma partida da Premier League”. Enquanto isso, a “Estrela do Manchester City” Phil Foden recebeu manchete por “ter comprado uma casa de 2 milhões para a sua mãe”.
“Eu apenas quero dizer, eu não sou normalmente a pessoa que fala muito, mas quando eu acho que preciso que o meu ponto seja ouvido, eu vou falar”, disse o jogador. “Em relação ao que foi dito no jogo do Chelsea, como vocês puderam ver pela minha reação, eu apenas tive que rir porque eu não espero nada melhor”, continuou o atacante.
“Por exemplo, você tem dois jovens jogadores começando as suas carreiras, os dois jogam pelo mesmo time, os dois fizeram a coisa certa. Que é comprar uma nova casa para as suas mães, que puseram muito tempo e amor em ajuda-los a chegar onde estão. Mas olho como os jornais transmitem sua mensagem para o jogador negro e o jogador branco”, explica ainda Sterling, se referindo às duas manchetes que ele ilustra no seu post, ambas do Daily Mail.
“Eu acho que isso é inaceitável. Ambos são inocentes, não fizeram nada de errado, mas pelo jeito que foi dito este jovem negro é visto sob um ponto de vista negativo. O que ajuda a alimentar o racismo é comportamento agressivo, então para todos os jornais que não entendem por que as pessoas são racistas hoje em dia, tudo que eu tenho a dizer é que pensem duas vezes em relação a divulgação justa e dar a todos os jogadores uma chance igual”, desabafa o jogador da seleção inglesa.
No Twitter, Adam Keyworth reuniu diversas manchetes falando de Sterling de modo depreciativo sem que ele tivesse qualquer culpa. Algo que merece uma reflexão intensa e urgente dos veículos ingleses – e do mundo todo, na verdade.
[Thread] a selection of times when our national press have chosen to run stories on Raheem Sterling.
1. The one where Raheem was ‘tired'. pic.twitter.com/6K3cHu6r7T
— Adam Keyworth (@adamkeyworth) 28 de maio de 2018
Veja o post de Sterling no Instagram: